Pular para o conteúdo
Transparência

STF alega má-fé e confirma decisão que garante à J&F o controle da Eldorado em MS

Ministro Nunes Marques negou recurso da Paper Excellence e indicou sinais de "má-fé processual" da empresa estrangeira
Priscilla Peres -
Eldorado (Divulgação)

O ministro Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), confirmou a decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que garante à J&F Investimentos o controle da Brasil Celulose, em .

Na decisão de domingo (13), o magistrado negou o recurso e o pedido de liminar da empresa sino-indonésia Paper Excellence, mantendo a suspensão da transferência das ações e do controle da brasileira de celulose. A disputa judicial entre as empresas se arrasta desde 2017.

O ministro do STF ainda indicou sinais de “má-fé processual” por parte da Paper Excellence no processo que tramita na Corte. Isso porque a empresa protocolou duas reclamações simultâneas contra o mesmo ato e, minutos depois da redistribuição dos recursos para o ministro, a empresa pediu pela desistência de ambos os processos. Inicialmente, a relatoria foi distribuída por sorteio para o ministro . No entanto, cinco dias depois, ele declarou-se impedido e as reclamações foram redistribuídas a Nunes Marques.

“Destaco, nesse contexto, que ‘aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé’ (art. 5º do CPC). Embora a desistência das ações seja facultada outorgada aos litigantes, não pode servir de escudo para a prática de atos configuradores de má-fé processual”, afirmou o ministro.

Empresa tentou escolher relator

Para Nunes Marques, a Paper tentou escolher o relator que julgaria o processo. Ele explica que, além das duas reclamações terem sido protocoladas simultaneamente pelo mesmo grupo de advogados, questionavam a mesma decisão. Para justificar a sua decisão, o ministro citou até os horários em que houve a redistribuição (14h48 e 15h10) e, cerca de 40 minutos depois, os pedidos de desistência (15h54 e 15h56).

“A par dos fatos narrados nas manifestações das partes interessadas, ocorridos na origem, na situação concreta não se verifica motivo para a cisão das causas de pedir, exceto como parte de uma estratégia que visava a distribuição dos feitos a relatores distintos, de modo a permitir escolha de relatoria que lhe parecesse mais conveniente”, explicou Nunes Marques.

O Ministério Público Federal (MPF) também emitiu um parecer pela rejeição do pedido de desistência e pelo não seguimento da reclamação. Ou seja, foi na mesma linha do relator. “Ambas as reclamações parecem ser contra o mesmo ato, mas a paradigmas diversos. Comportamento processual que não recomenda, por cautela, seja o pedido de desistência homologado, sendo que se homologado, a prevenção do atual ministro relator será desconstituída”.

Nunes Marques também marcou para 18 de novembro uma audiência de conciliação entre J&F e Paper Excellence.

Venda da Eldorado

Em outubro de 2023, a novela que virou a compra da Eldorado Celulose, em Três Lagoas, ganhou um novo capítulo. Em audiência da 1ª Vara Federal de Três Lagoas, procuradores disseram que o acordo de compra por parte da Paper Excellence deve ser anulado, já que a empresa não obteve autorização do Congresso Nacional para realizar a compra.

Acontece que a Paper Excellence é uma empresa de capital estrangeiro e, para adquirir terras no Brasil, precisa de autorização do Congresso Nacional. O que não ocorreu na época da compra da Eldorado Brasil, em 2017.

Desde então, a compra se arrasta em ações judiciais. Em audiência, o MPF (Ministério Público Federal) propôs acordo entre as partes onde a Paper Excellence tenha apenas parte das ações ou o desfazimento do negócio, conforme informações do Conjur.

Acontece que a J&F, proprietária da Eldorado e a compradora travam batalha judicial desde 2017, o que inviabilizaria totalmente um acordo entre as partes. Dessa forma, a J&F propôs devolver recursos já pagos em até 30 dias e assim se livrar de possíveis multas por ter feito um negócio irregular.

Disputa impede duplicação de fábrica

Há anos a Paper Excellence enfrenta uma guerra judicial com a J&F pelo controle da Eldorado Brasil. O impasse tem travado a duplicação da planta industrial localizada em Três Lagoas, que já tem projeto pronto para ser executado.

A Paper Excellence se comprometeu com o Governo de a duplicar a planta da Eldorado, em Três Lagoas, quando a disputa judicial acabar. O projeto da segunda linha de produção da Eldorado está pronto, licenciado em termos ambientais e pago.

Na estimativa do Governo do Estado, em valores atuais, o investimento da Eldorado na duplicação da unidade passaria dos R$ 10 bilhões. A unidade tem capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

poeira

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vereador André Salineiro (PSDB). (Izaias Medeiros

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

Últimas Notícias

Política

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

A informação foi concedida pelo deputado federal Vander Loubet (PT) ao Midiamax

Política

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

O deputado estadual João Henrique Catan (PL) afirmou que o STF (Supremo Tribunal Federal) se aproveita do recesso parlamentar para a ação da PF (Polícia Federal) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Catan disse à reportagem do jornal Midiamax ter convocado todos os parlamentares (estaduais e federais) para voltarem às suas cadeiras. “O STF está … Continued

Cotidiano

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

A concessionária de limpeza urbana pretende ampliar a frota de veículos movidos a biometano

MidiaMAIS

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Com muita criatividade, os brasileiros não param de criar sátiras sobre a situação dramática enfrentada pelo ex-presidente