A Semadesc-MS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul) abriu chamamento público para firmar parceria com uma OSC (Organização da Sociedade Civil). Serão destinados mais de R$ 7,8 milhões para a parceria, segundo divulgado nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial do Estado.

O termo de colaboração será firmado com objetivo de conceder ‘apoio financeiro' para implantação de que colete dados e informações consistentes e precisas relativas à meteorologia, que possibilitem estruturar análises técnicas e difusão de pesquisas de interesse científico, técnico e econômico, que são essenciais para a tomada de decisões que subsidiem o desenvolvimento sustentável e contribuam para a preservação do meio ambiente no Estado de Mato Grosso do Sul.

O objetivo principal, segundo o edital, é promover a ampliação da rede de estações meteorológicas automáticas em Mato Grosso do Sul através da instalação de 19 Estações Meteorológicas Automáticas e o respectivo custeio com a finalidade de complementar estrategicamente a rede de informações meteorológicas do Mato Grosso do Sul, e ainda possibilitar a restruturação do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado do Mato Grosso do Sul) que necessitam de dados meteorológicos consistentes e precisos para elaborar laudos, boletins e previsões meteorológicas.

Os municípios que receberão as estações são: Alcinópolis, Aquidauana, Amambai, Anaurilândia, Água Clara, Inocência, Figueirão, Naviraí, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Paraíso das Águas, e Corguinho.

Também serão instaladas 7 EMA na Planície Pantaneira, sendo nos locais: Rio Paraguai, Nabileque, Nhecolândia, Abobral, Cáceres e Paiaguá (2).

As inscrições podem ser feitas até o dia 23. Confira mais informações no edital, disponível aqui.