Secretaria de Governo publica exoneração de mais de 30 comissionados da Agesul
Exoneração passa a contar a partir de 1º de fevereiro
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta sexta-feira (26), o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina, publicou no Diário Oficial do Estado a exoneração de mais de 30 servidores comissionados.
Conforme a resolução, as exonerações foram a pedido de servidores em cargos comissionados na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). Esses servidores serão reconduzidos, se for o caso, ao respectivo cargo efetivo do quadro permanente de pessoal do Executivo Estadual.
A exoneração passa a contar a partir do dia 1º de fevereiro de 2024. Ao todo, foram 37 comissionados exonerados.
Ao Midiamax, a Agesul esclareceu que na próxima semana devem ser publicados os contratos com os aprovados no último processo seletivo. Por isso, foram desocupados os cargos comissionados.
Cobrança por concurso
A Agesul é investigada por possível ilegalidade em processo seletivo aberto em 2023. O órgão não realiza concurso público há mais de 20 anos e virou alvo de inquérito, conforme publicado no Diário Oficial do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) do dia 18 de janeiro.
De acordo com a publicação, o inquérito apura eventual ilegalidade no processo seletivo simplificado 01/2023, aberto em setembro para contratação temporária de fiscais de obras públicas para a Agesul.
A denúncia indica que o processo contraria, em tese, o Decreto Estadual nº 15028, de 19 de junho de 2018, que autoriza concurso público de provas e títulos para provimento do cargo de obras públicas da Agesul.
Inclusive, é apontado que o último concurso público foi feito em 2002, há mais de 21 anos. Desde então não é realizado concurso para fiscalização de obras públicas da Agesul.
O procedimento foi instaurado pelo promotor Humberto Lapa Ferri, da 31ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, e está sob sigilo.
O Midiamax entrou em contato com a Agesul para saber quais medidas serão tomadas a partir de agora para as novas contratações e aguarda retorno. Em nota, o órgão respondeu:
“A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) se manifestou no processo referente à Notícia de Fato nº 01.2023.00008133-6, que está em sigilo. O Ministério Público Estadual enviou questionamentos sobre o processo seletivo simplificado no dia 9 de outubro de 2023 e as respostas foram encaminhadas no dia 31 do mesmo mês.
Vale destacar que o processo seletivo em questão visa garantir a efetiva entrega dos trabalhos e resultados para a população“.
Processo seletivo
O processo seletivo investigado abriu 85 vagas para engenheiro civil, 4 para engenheiro ambiental, 1 para engenheiro eletricista, 1 para engenheiro sanitarista, 1 para engenheiro mecânico, 1 engenheiro florestal e 1 para engenheiro geólogo e 19 para arquiteto.
Assim, o salário previsto era de R$ 10.908,00 e carga horária de 40 horas semanais.
*Matéria editada às 8h16 para acréscimo de posicionamento
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
Últimas Notícias
Vai sair? Confira os trechos interditados neste sábado em Campo Grande
A recomendação é que motoristas se atentem aos trechos interditados e optem por rotas alternativas
Mutirão leva mais de 300 serviços gratuitos no bairro Aero Rancho neste sábado
No local são oferecidos vários serviços, como testes rápidos de saúde para humanos e encaminhamentos para castração e cirurgia aos animais
MC Livinho se casa com Byanca Gabarron nas Ilhas Maldivas
Noivos há sete anos, MC Livinho e Byanca Gabarron deram um novo passo no relacionamento e oficializaram a união em segredo
Corpo de jovem é encontrado com tiro na cabeça em estrada de Selvíria
Vítima é moradora de Três Lagoas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.