Pular para o conteúdo
Transparência

Procurador-geral do TJD pede impedimento de Petrallas ao exercício da presidência da FFMS

Denúncia partiu do Comercial, que afirma que Petrallas estaria inelegível
Osvaldo Sato -
Atual presidente interino da Federação de Futebol, Estevão Petrallas é ex-presidente do Operário (Foto: Alicce Rodrigues, Midiamax)

O procurador-geral de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul, Adilson Viegas de Freitas Junior, pediu nesta quinta-feira (6) o impedimento de Estevão Petrallas do cargo de presidente interino da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul).

Atualmente, Estevão ocupa o cargo por indicação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), após a prisão e afastamento do então presidente Francisco Cezário. O ex-presidente foi preso sob acusação de integrar organização criminosa, peculato, furto qualificado, falsidade ideológica e lavagem de capitais.

No despacho, publicado no site da FFMS, o procurador-geral solicita ainda ao presidente do TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul), receba a denúncia. Também que declare a inelegibilidade de Estevão Petrallas, que deverá ser citado para sua defesa, e que o órgão encaminhe à CBF pedido de indicação e nomeação de novo presidente interino, entre os demais vice-presidentes eleitos junto à FFMS.

Sobre Petrallas, diz o despacho: “Portanto, encontra-se o mesmo inelegível para ocupar qualquer função de cargo diretivo nas entidades de organização desportiva, seja federação ou liga desportiva”.

Essa denúncia foi motivada pelo Esporte Clube Comercial, por meio de seu presidente Claudio Barbosa. Segundo a peça apresentada, Estevão Petrallas estaria inelegível a partir de 2016 para ocupar tal cargo, nos termos dos artigos 65 da Lei n.º 14.597-2023 e 53 do estatuto da FFMS.

O motivo seria “ato de inadimplência em prestação de contas acerca de recursos recebidos de órgão público enquanto presidente de Liga Regional de Futebol em 2016”.

Petrallas, por sua vez, afirmou que não se encontra em posição de inelegibilidade. “[…] jamais fui condenado por atos de improbidade ou gestão temerária, não existindo nenhum fato que desabone minha elegibilidade para assumir qualquer cargo público ou gestão de entidade desportiva”, diz em nota divulgada pela assessoria de imprensa.

Caso o presidente do TJD prossiga com o processo, Petrallas terá prazo para apresentar sua devida defesa legal junto ao órgão.

Petrallas diz que acusações de inelegibilidade são falsas

Segundo o texto assinado por Petrallas, há certidões de ações cíveis e criminais que demonstram não existir qualquer condenação por atos de improbidade ou gestão temerária.

Petrallas ainda alega que durante o processo citado pela denúncia do Esporte Clube Comercial não estava mais à frente da Liga de Futebol de MS.

“Meu mandato à frente da Liga de Futebol de Mato Grosso do Sul vigorou no período de 06 de maio de 2013 até 05 de maio de 2016, motivo pelo qual, não fui citado para responder nenhum processo sobre qualquer inconsistência”, diz.

Petrallas volta a ser alvo de denúncia no TJD

O Esporte Clube Comercial entrou com representação no TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) nesta segunda-feira, 3, contra a nomeação de Estevão Petrallas como presidente interino da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), por indicação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O referido processo teve trânsito em julgado no ano de 2019. Desta forma, o pleito do Comercial é de que o TJD encaminhe a denúncia para a CBF para revogação da nomeação do ex-presidente do Operário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Troca de cartões do transporte público termina amanhã em Três Lagoas (PMTL, Divulgação)

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Tesla deve pagar mais de US$ 200 mi nos EUA por acidente fatal com piloto automático

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Número de beneficiados aumenta e MS tem mais de 45 mil alunos no Pé-de-Meia

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Candidatos reclamam e MEC prorroga prazo para pagamento da Prova Nacional Docente

Reclamação era de que boleto, que inicialmente vencia no dia 31 de julho, não era atualizado no sistema da PND. Agora, pagamento pode ser feito até dia 4, mesmo com boleto com data de vencimento em 31/07/2025

Trânsito

Motociclista morre após colisão com caminhonete em avenida de Dourados

Luciene retornava para casa, na companhia do filho em uma Biz

Cotidiano

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Oportunidades são tanto para comunidade acadêmica quanto externa; inscrições vão até 6 de agosto

Cotidiano

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Atualmente, a Associação atende mais de mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais