Prefeitura promete pagar salários de servidores integralmente após rumores de cortes
Aviso de cortes dos benefícios foi feito aos servidores supostamente para garantir o pagamento do 13º
Renata Portela, Evelin Cáceres, Gabriel Maymone, Liana Feitosa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta semana, servidores municipais de Campo Grande receberam o aviso de que teriam bonificações e adicionais aos salários cortados. Isso, para que o pagamento do 13º salário fosse feito. No entanto, a Prefeitura garantiu nesta sexta-feira (8) que fará o pagamento integral.
O aviso aos servidores teria acontecido durante a semana nas autarquias, causando desespero nos servidores públicos, segundo apurou o Jornal Midiamax.
Porém, em nota de esclarecimento a Prefeitura garantiu que “os salários dos servidores referentes aos meses de novembro e dezembro de 2024 serão pagos integralmente”. Ainda mais, que o pagamento do 13º “está devidamente provisionado e será efetuado até o dia 20 de dezembro”.
Apesar da nota, não é esclarecido se o salário integral citado integra os benefícios. A Prefeitura foi novamente questionada e ainda não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.
Possível corte dos salários
Supervisores teriam avisado que o salário poderia ser cortado ‘até a metade’, causando desespero dos servidores. Ainda há relatos de funcionários deixando o local de trabalho na Prefeitura de Campo Grande após o anúncio.
Também, de servidores chorando após o comunicado, que incluiu a possibilidade de diminuição da carga horária dos comissionados, para redução das despesas.
Conforme apurado pela reportagem, a medida seria tomada para cumprimento do TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) firmado com o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) em relação à folha secreta. Na ocasião, o órgão flagrou uma divergência de mais de R$ 380 milhões entre as folhas apresentadas e o executado no orçamento, ou seja, não declarados no Portal da Transparência.
Projetos de Lei
Além disso, a Prefeitura de Campo Grande deveria encaminhar dois projetos de lei ao Poder Legislativo Municipal, para cessar a concessão de pagamentos da verba de dedicação exclusiva aos servidores comissionados, ocupantes, exclusivamente, de cargos de assessoramento.
Tratam-se dos projetos de lei Lei Complementar n. 190, de 22 de dezembro de 2011 e da 199 de 3 de abril de 2012, que chegaram à Câmara, mas foram devolvidos à Prefeitura para correção. Até o momento, não foram devolvidos à Casa.
Uma delas refere-se a cessar a concessão de pagamentos da verba de dedicação exclusiva aos servidores comissionados, ocupantes, exclusivamente, de cargos de
assessoramento.
A reportagem entrou em contato com o presidente da Casa, vereador Carlão (PSB), para verificar se o Legislativo acompanha a questão, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria.
Para o presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), professor Gilvano Brozoni, a medida não deve afetar os profissionais da Educação. “Nós estamos sabendo dessas medidas, mas Educação e Saúde são serviços essenciais. Então, esperamos que essa medida não afete as categorias”, relatou.
À reportagem, a secretária de Finanças de Campo Grande, Márcia Hokama, garantiu que há dinheiro em caixa para os pagamentos. No entanto, afirmou que a informação oficial só pode ser confirmada pela Seges (Secretaria Municipal de Gestão). A secretária Andréa Alves Ferreira Rocha não foi localizada pela reportagem para comentar.
O que diz a Prefeitura
Apesar dos relatos de servidores que foram avisados dos cortes, a Prefeitura garantiu o pagamento integral dos salários. Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Campo Grande esclarece que os salários dos servidores referentes aos meses de novembro e dezembro de 2024 serão pagos integralmente, reafirmando seu compromisso com o funcionalismo público.
Cabe esclarecer que, a administração municipal firmou um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), homologado em dezembro de 2023. Esse acordo estabelece medidas que devem ser rigorosamente cumpridas, sendo necessárias adequações.
Por fim, e não menos importante, informamos ainda que o pagamento do décimo terceiro salário já está devidamente provisionado e será efetuado até o dia 20 de dezembro, dentro do prazo estabelecido em lei.”
TAG com o Tribunal de Contas
O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) determinou em dezembro do ano passado que a prefeita Adriane Lopes (PP) regularizasse e reduzisse o número de contratações temporárias. O TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) firmado entre o Tribunal e a Prefeitura de Campo Grande.
Na publicação, o TCE-MS considera que é dever da “autoridade competente municipal realizar todos os procedimentos que se encontrem ao seu alcance para viabilizar o cumprimento integral do arcabouço constitucional”.
Os compromissos firmados objetivam “a substituição gradual dos servidores contratados temporariamente por servidores efetivos mediante a realização de concursos públicos”. Além disso, estima a “redução dos gastos com a folha de pagamento de pessoal da PMCG”.
No total, são 22 compromissos firmados entre Adriane Lopes e o TCE-MS. Os prazos dados para a administração da Capital variam de dois meses até quase um ano.
Entre os termos que vendem em dezembro deste ano, estão a redução do quantitativo de vínculos de contratação temporária, ofertando vagas através concurso público de provas e títulos; adoção de medidas administrativas necessárias para o incremento da receita, com vistas à manutenção e ampliação da arrecadação tributária, promovendo o reequilíbrio fiscal; e informar o Relatório de Gestão Fiscal, especialmente acerca do impacto nas despesas com pessoal, e quais procedimentos estão sendo realizados para enquadramento do índice da Despesa com Pessoal, demonstrado no RGF, conforme estabelece a Lei Complementar nº 178/2021.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Funcionário do Detran morre em hospital após acidente entre motos
Acidente foi entre duas motos, uma moto BMW e uma Honda Biz
PF realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil em Campo Grande
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, diz ministro
Número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.