Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeito de Ivinhema é investigado por suspeita de usar eventos para se autopromover

Inquérito foi instaurado para apurar atos de improbidade
Renata Portela -
Juliano Ferro (Divulgação)

Nesta semana, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou dois inquéritos que apuram a conduta do prefeito Juliano Ferro (PSDB), de , cidade distante 292 quilômetros de . Uma das apurações é a autopromoção do chefe do Executivo durante eventos da cidade.

Conforme o inquérito, denúncia foi feita para a 1ª Promotoria de Ivinhema, relatando que em todos os eventos realizados pela Prefeitura de Ivinhema, com dinheiro público, houve exposição “excessiva e pessoalizada do prefeito”.

Ainda segundo o MPMS, o ato vai contra o artigo 37 da Carta Magna, que diz: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

Isso, porque conforme o inquérito a participação de Ferro nos eventos festivos e comemorativos foi ‘muito além’, “ocasiões em que agiu o gestor como se fosse ‘parte do show’, aproveitando-se do ato para subir ao palco ladear celebridades, cantar, dançar e interagir de várias maneiras com artistas e público, com o nítido propósito de promover inequívoco enaltecimento do agente público e personalização de atos”, diz a peça.

Também de acordo com o MPMS, houve maior repercussão porque o prefeito divulga os vídeos das participações nos eventos nas redes sociais. O fato está em investigação, bem como supostas ilegalidades nos processos de inexigibilidade de licitação para contratação de artistas pelo Município de Ivinhema/MS nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024.

Por isso, foi oficiada a Secretaria de Finanças para encaminhar a relação dos valores desembolsados pelo município para as festas de peão de 2021, 2022, 2023 e 2024.

O Midiamax acionou o prefeito Juliano Ferro, mas até o momento não houve retorno. Como a reportagem se baseia em documento público e oficial, está assim passível de atualização para acréscimo de posicionamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados registra nova queda de temperatura e amanhece com 6ºC nesta quarta-feira

Prefeitura abre crédito suplementar de R$ 15,8 milhões para entidades de Campo Grande

VÍDEO: leões-marinhos tentam se salvar após terremoto na Rússia

Dois são presos e 5 adolescentes apreendidos em operação contra estupro coletivo em MS

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

hospital regional

Riedel supervisiona obras em Ribas do Rio Pardo nesta quarta-feira

Últimas Notícias

Mundo

Trump anuncia tarifa de 25% para Índia e diz que país será punido por relação com Rússia

Republicano cita que os EUA e Índia fizeram poucos negócios porque as tarifas indianas são muito altas

TV & Novela

Não assista: Sinal da Record é invadido por transmissão perturbadora e conteúdo gera pavor na internet

Recomendação é que internautas não assistam ao vídeo da invasão do sinal, pois frequência sonora e imagens podem causar mal estar

Famosos

Carlinhos Maia se declara a Lucas Guimarães após divórcio: ‘Meu grande amor’

Em meio a rumores, Carlinhos Maia rasgou elogios a Lucas Guimarães logo após anunciar o fim do relacionamento de 15 anos; confira

Brasil

‘Tarifaço é tratado com seriedade, mas seriedade não exige subserviência’, diz Lula

Nova tarifa passa a valer na próxima sexta-feira (1º)