Na reta final, Beto Pereira apela à Justiça para barrar divulgação de pesquisa

Juiz havia liberado divulgação, mas candidato do PSDB recorreu e conseguiu liminar para suspender a veiculação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Beto Pereira foi à Justiça para barrar divulgação de pesquisa eleitoral (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Na véspera das eleições municipais deste ano, Beto Pereira (PSDB) recorreu à Justiça para barrar a divulgação de pesquisa eleitoral em Campo Grande.

Dessa vez, o candidato do PSDB alegou que a pesquisa não poderia trazer o nome do candidato Jorge Batista (PCO), que teve a candidatura indeferida pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral).

Inicialmente, juiz havia atendido pedido do tucano. No entanto, a empresa responsável pela pesquisa alegou que o nome de Jorge aparecerá na urna. Assim, a decisão havia sido revogada.

Inconformado, Beto Pereira apresentou recurso para garantir que a pesquisa não fosse divulgada. Então, às 22h17, o desembargador Sideni Soncini Pimentel, atendeu ao pedido do PSDB e proibiu a divulgação da pesquisa, sob pena de multa de R$ 5 mil por veículo ou meio onde ela for divulgada.

“O candidato Jorge Batista, apesar de ainda constar seu nome na urna, seu registro de candidatura foi indeferido por sentença transitada em julgado, o que equivale dizer que já se sabe de antemão que os votos que vier a receber na eleição serão declarados nulos, sendo importante consignar que o fato de o nome do candidato indeferido ‘ainda estar na urna’, é por questão técnica”.

Nos meios em que já tenha sido divulgada, deverá ser retirada de veiculação.

Beto Pereira tentou censurar reportagens do Jornal Midiamax

Decisão da Justiça Eleitoral negou o novo pedido de censura de Beto Pereira (PSDB) e confirmou que matérias de denúncias sobre corrupção no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) publicadas pelo Jornal Midiamax não são fake news.

“A jurisprudência do TSE tem reconhecido que o perigo de dano, em matérias veiculadas pela imprensa, só se configura em situações de flagrante falsidade ou manipulação dos fatos, o que, na análise sumária, ainda não se verifica no caso”, traz trecho da decisão judicial.

Nesta sexta-feira (4), o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) frustrou nova tentativa do candidato do PSDB em ‘derrubar’ reportagens. Mesmo após ter o pedido negado pelo juiz eleitoral David de Oliveira Gomes Filho, Beto Pereira apresentou recurso para remover conteúdo jornalístico com denúncias feitas pelo despachante David Cloky Hoffaman Chita, que aponta o candidato do PSDB como o chefe da corrupção no Detran-MS.

Na semana passada, Beto Pereira já havia tentado censurar as notícias de corrupção no Detran-MS, mas o juiz nem acolheu o pedido.

🔵 A maior cobertura das Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso do Sul

Confira no Jornal Midiamax a cobertura completa do segundo turno das Eleições Municipais de 2024 no Estado. Ao todo, mais de 646 mil eleitores estão aptos a comparecer às urnas neste domingo (27).

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

jamilson investigação