O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) fez recomendações à Prefeitura de , a 275 km de Campo Grande, sobre a implantação de ponto eletrônico para controle da frequência dos servidores municipais.

A Recomendação N. 0001/2024/PJ/AIC expõe que as informações partiram sobre os servidores públicos de saúde, mas como o sistema de registro de frequência é o mesmo para os demais trabalhadores, as recomendações foram estendidas para todo o município.

O MPMS aponta que o controle da frequência é feito de modo precário por meio de “sistema arcaico” de folha de frequência, o que que seria efetivo somente sobre a assiduidade. O mesmo não poderia ser dito sobre a pontualidade e cumprimento da carga horária. 

“Vez que as folhas de todos os servidores, analisadas pelo TCE [Tribunal de Contas do Estado], constam do registro do mesmo horário de entrada e de saída, sem qualquer variação, mesmo de minutos”, diz.

O TCE havia recomendado que a Prefeitura implantasse o Registro de Ponto Eletrônico aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, mas o MPMS entende que o correto seria a implantação em todos os setores e não apenas na área de saúde. 

Assim, também considerando que o ponto eletrônico ainda não foi adotado e que os servidores faziam o controle da própria folha de frequência, o Promotor de Justiça em substituição Legal, Daniel do Nascimento Britto, recomendou a implantação do ponto eletrônico.  

Foi dado um prazo de dez dias para que o chefe do executivo municipal, Edison Cassuci (PDT), se manifeste sobre a adoção ou não das medidas. 

O Midiamax acionou o Prefeito sobre o tema e aguarda retorno. Como a publicação foi feita em fonte oficial e pública, o Diário Oficial do Ministério Público, a reportagem está passível de edição para acréscimo de posicionamentos.

Hospital Beneficente 

O MPMS também fez recomendação sobre o controle de frequência dos trabalhadores do Hospital Beneficente do Município de Angélica. 

Embora o ponto eletrônico tenha sido implantado em 2017, desde 2020 não funciona por apresentar defeito. Assim, foi recomendado que o Presidente da Associação Beneficente do Município de Angélica regularize o ponto, providenciando no prazo de 120 dias o conserto ou substituição do aparelho. 

Outra medida recomendada é de, que no mesmo prazo, seja instalado em local visível da sala de recepção do hospital quadros que informem ao usuário, de forma clara e objetiva, o nome de todos os profissionais de saúde em exercício na unidade naquele dia, a especialidade e o horário de início término da jornada de trabalho de cada um deles. 

O Midiamax também solicitou uma nota sobre o assunto ao Hospital e aguarda resposta. O espaço permanece aberto para manifestações. 

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.