MPMS arquiva inquérito sobre licenciamento do novo aterro Dom Antônio
Órgão constatou que não há irregularidades no processo
Beatriz Magalhães –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) arquivou o inquérito civil que investigava a regularidade jurídico-ambiental do processo de licenciamento do aterro sanitário Ereguaçu, que seria o novo destino para o lixo de Campo Grande.
Após análise, o órgão constatou que não há irregularidades no processo e que a área indicada para o novo aterro havia sido aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Com a declaração de regularidade por parte do órgão ambiental responsável, o ministério público decidiu, por unanimidade, pelo arquivamento do caso.
Segundo a deliberação, não foram encontradas evidências de danos ambientais no processo, e todas as medidas necessárias para o licenciamento foram tomadas. Com isso, a investigação foi encerrada, conforme divulgado no Diário Oficial desta quarta-feira (11)
Entenda o caso
O conflito em torno da criação do novo aterro sanitário em Campo Grande, conhecido como Aterro Sanitário Ereguaçu, se arrasta há dois anos.
O novo aterro, que seria localizado ao lado do atual Aterro Dom Antônio Barbosa II, enfrentou problemas relacionados à área destinada para a sua instalação.
A Solurb, concessionária responsável pela coleta de lixo na cidade, junto com a Prefeitura de Campo Grande e a empresa Brasil Empreendimentos Ltda, proprietária da área, não conseguiram resolver as pendências que impediam o início das operações no novo local.
Diante desse impasse, a Solurb readequou o atual aterro Dom Antônio Barbosa II, localizado às margens da BR-262, garantindo a operação até 2027, mesmo após ter anunciado anteriormente que o local atingiria sua capacidade máxima em 2024.
A área atual conta com 45 hectares, enquanto o projeto do novo aterro Ereguaçu prevê uma expansão para 90 hectares.
Em 2022, a Solurb já havia alertado sobre as dificuldades de viabilizar o novo aterro em curto prazo, devido à complexidade dos estudos e licenciamentos necessários.
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.