Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça determina que pecuarista recupere área de Mata Atlântica após autorização de desmatamento em MS

Ibama identificou que supressão de área do bioma excedia o permitido
Thalya Godoy -
Mata Atlântica. Imagem Ilustrativa. (Divulgação Imasul)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) reafirmou a obrigação de recuperação do bioma Mata Atlântica mesmo que a supressão da vegetação tenha sido previamente autorizada por um órgão ambiental.

A decisão reforça a responsabilidade sobre conversação do meio ambiente e recomposição de áreas degradadas. O caso em questão tratava da supressão de 8,85 hectares de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica em propriedade que trabalha com pecuária. 

Segundo o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), o corte foi permitido inicialmente após uma autorização ambiental concedida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Contudo, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), teria identificado posteriormente que o desmatamento excedia o permitido. 

O TJMS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul) havia dispensado a pecuarista da obrigação de recuperar a área degradada após reforma da sentença inicial. Porém, o STJ reverteu a decisão destacando que a boa-fé e a autorização do Imasul não retiravam a responsabilidade pela reparação do dano ambiental.

O MPMPS teria apontado a violação do art. 14, §1º, da Lei nº 6.938/1981, que trata do dever de recomposição de áreas ambientais degradadas. 

Além disso, o acórdão entendeu que houve equívocos do Imasul ao conceder a licença sem antes identificar corretamente a existência de vegetação da Mata Atlântica que não poderia ser desmatada. Assim, a decisão reforça a necessidade de maior rigor e precisão nos processos de licenciamento ambiental.

“Entendo que, de acordo com a jurisprudência consolidada, a responsabilidade por danos ambientais é objetiva, o que significa que o responsável pelo dano deve repará-lo independentemente de culpa. Isso é baseado na teoria do risco integral, que considera o nexo de causalidade como elemento essencial para determinar a responsabilidade pelo dano ambiental”, afirmou o relator Ministro Mauro Campbell Marques durante o voto. 

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Últimas Notícias

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes