Fundação será responsável por estudo para criação de agência de fomento com o BRDE em MS

Agência foi anunciada em agenda da Codesul anteriormente

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
agência
Secretaria de Governo de Mato Grosso do Sul (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

O Governo de Mato Grosso do Sul contratou uma fundação para estudo sobre a criação de uma agência de fomento com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). O contrato consta no DOE (Diário Oficial do Estado) desta quinta-feira (19).

Conforme a publicação, a FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) será responsável pelo estudo. O contrato é assinado pelo Estado, por meio da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica).

No extrato do contrato, a Segov lembra que o estudo “faz parte de uma agenda estratégica do Codesul que eleva o status de Mato Grosso do Sul na composição”. Além de do “intuído de impulsionar o desenvolvimento econômico e social em nosso Estado e na região abrangida pelo Codesul”.

O valor do estudo é de R$ 2.385.500,00. Por fim, o contrato possui vigência de 20 meses, contados a partir de 16 de dezembro de 2024, quando foi assinado.

Pauta do Codesul

O estudo foi citado na posse do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), como presidente do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). Isso porque o presidente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Ranolfo Vieira Júnior, estava presente na agenda.

Em 1º de agosto, o presidente do banco apresentou aos governadores a iniciativa de criação de uma agência de fomento para MS, com participação societária da instituição financeira regional, formada pelos Estados de RS, SC e PR. A estruturação da agência se dará por meio de consultoria da Fundação Getúlio Vargas.

“Criar uma agência de fomento em parceria com o BRDE deve fomentar novos negócios e oferecer uma nova opção para os empresários da região. Isso facilita o desenvolvimento de seus empreendimentos por meio de diversas linhas de financiamento dentro da estratégia estadual”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Conteúdos relacionados

corumbá
aeroporto