Pular para o conteúdo
Transparência

Empresário acusado de corrupção com Claudinho Serra tenta liberdade e diz ser vítima de ‘coincidências’

Proprietário da empresa 3M alega falta de provas concretas por parte do MPMS
Gabriel Maymone -
Empresa de Rocamora fica no mesmo endereço da empresa de Milton Paiva (Fala Povo, Jornal Midiamax)

O empresário Milton Matheus Paiva Matos apresentou alegações finais ao processo em que é réu por participar de esquema de corrupção em chefiado pelo vereador licenciado do PSDB, Claudinho Serra. Ele pede novamente para responder o processo em liberdade e alega que todas as acusações apresentadas pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) contra ele seriam apenas ‘coincidências’ e não suficientes para culpá-lo.

Conforme a peça anexa aos autos, o proprietário da empresa 3M Produtos e Serviços LTDA indica falta de ‘provas concretas’. Para isso, diz que o fato do escritório de sua empresa ser no mesmo endereço da empresa do empresário Ricardo José Rocamora – que seria o principal operador do esquema – e o fato de documentos de Rocamora serem encontrados no armário da sala da empresa 3M seriam apenas ‘coincidências’.

“Seria o réu culpado também se todos moras-sem no mesmo bairro? O que temos aqui é uma coincidência de endereço, nada mais […] Não é moralmente exigível esperar que todo empresário que alugue um imóvel verifique cada gaveta, cada armário e cada canto para evitar ser acusado de crimes”, alega o advogado, que atua em causa própria.

Para o empresário, as acusações não podem se basear em “proximidade geográfica e a herança de um armário com arquivos velhos. Exige provas, fatos, evidências sólidas. E isso, claramente, não foi apresentado”.

No documento do MPMS, consta que “Ana Cláudia Alves Flores afirmou que a empresa 3M [pertencente ao servidor Milton Paiva] e a empresa Rocamora tiveram o mesmo lance. Para desempatar, ela solicitou que Ricardo Rocamora reduzisse o lance de sua empresa em um centavo. Ele assim o fez para que a outra empresa ganhasse, demonstrando o vínculo dessas empresas com a organização criminosa”.

Além disso, a empresa teve o montante de R$ 532.735,60 bloqueados, além da restrição de venda do veículo GM S10 2.8. O mesmo valor também foi bloqueado da conta pessoal de Milton, além da restrição de veículo em seu nome: Toyota Corolla Altis.

Denúncia de fraude na compra de carne para indígenas

A apuração do Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) apontou que Milton Paiva e o ex-chefe de compras de Sidrolândia, Tiago Basso, teriam articulado a emissão de notas fiscais para compra de carne para indígenas e os respectivos pagamentos, para fins pessoais e de terceiro, por meio da Prefeitura Municipal e da Fundação Municipal Indígena.

Na divisão de tarefas, o advogado Milton Paiva ficaria responsável pela gestão dos recursos vindos da Prefeitura para a Fundação Indígena, mesmo não tendo vínculo com a municipalidade, enquanto o servidor Tiago Basso seria o responsável pela arrecadação e pelo gerenciamento da propina. 

Dados extraídos do celular de Milton Matos mostram uma planilha nomeada como “Financeiro” que faz menção em duas abas (Josimar, Claudinho) a valores que seriam destinados a Claudinho Serra e Tiago Basso da Silva. 

Conforme investigação do MP, o grupo teria usado a empresa SH Informática (Taurus) para fazer o provável desvio de recursos da Fundação Indígena. Em um troca de mensagens, Milton Paiva teria orientado como deveria ser feito o repasse para beneficiar Cláudio Serra Filho. 

“O único problema é o Tiago querer ficar passando Taurus pro Cláudio através do Josimar, da Fundação Indígena, isso aí não dá, né, mas exemplo, hoje tem cinquenta mil, se esses cinquenta mil ficasse quieto lá, todo mês fosse passando dez, passando quinze beleza, rapidão mata”, diz o áudio. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

De frentista a analista de marketing, Funsat ofertará mais de mil vagas na segunda-feira

Alvo de advertências, prefeituras e Câmaras de Vereadores seguem contratando sem licitação em MS

Dudu se defende contra Leila e diz que ‘VTNC’ significou ‘Vim Trabalhar no Cruzeiro’

Bolsonaro será transferido para Brasília em UTI aérea, diz Rogério Marinho

Notícias mais lidas agora

Com aumento de 54% nas vendas no Pix, comerciantes de MS enfrentam ‘crise do troco’

Justiça determina devolução de carro de estudante que matou corredora na MS-010 para futura indenização

Jorge e Matheus reúnem 30 mil pessoas e fãs fervorosos cantando sucessos na Expogrande 2025

Jovem morre ao bater contra caminhão na BR-267 quando ia visitar marido em MS

Últimas Notícias

Polícia

‘Dia de sofrimento’: Irmão de Vanessa fala da dor e da espera por Justiça pela morte de jornalista

Vanessa foi assassinada a facadas pelo ex-noivo que não aceitava a separação

Brasil

MG: Mulher denuncia estupro coletivo dentro do próprio condomínio

Fotógrafo e quatro vigilantes do condomínio onde ela mora são os principais suspeitos de cometer o crime

Polícia

Gato é agredido com óleo quente por morador em Nova Alvorada do Sul

Agredir animais é crime com previsão de multa e reclusão

Famosos

Ator de Harry Potter faz cirurgia de emergência e pode perder capacidade de falar

Ator de Harry Potter, Nick Moran foi submetido a uma cirurgia delicada e corre o risco de perder a capacidade de fala e movimento