Cortejo e banda: Prefeitura de Campo Grande regulamenta homenagem a GCMs que morreram em serviço

Velório poderá ser realizado na sede do Comando da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
GCM (Ilustrativa| Natalia Alcântara/Midiamax)

A Prefeitura de Campo Grande divulgou, nesta segunda-feira (18), os procedimentos sobre as homenagens funerárias ao GCM (Guarda Civil Metropolitano) que vier a falecer durante o cumprimento do serviço. O Decreto nº 16.086, de 14 de novembro de 2024, que consta no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), regulamenta a Lei nº 7.238/2024, que trata sobre o tema. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme a publicação, o corpo do agente de segurança será velado na sede do Comando da Guarda Civil Metropolitana. Caso a homenagem fúnebre não possa ser feita no local, o Secretário Especial de Segurança e Defesa Social indicará outro espaço para a cerimônia. 

A bandeira da GCM será usada para cobrir o ataúde durante o velório e sepultamento, e, posteriormente, será entregue à família. 

Também será providenciado um cortejo composto por dois veículos de quatro rodas e oito viaturas de duas rodas na função de batedores para organizar o trânsito entre o local do velório e sepultamento. 

A escolta fúnebre a pé será composta por seis GCMs e terão como atribuição carregar o caixão no trajeto entre o carro funerário e o local do sepultamento, exceto quando houver objeção por parte dos familiares do servidor falecido.

A banda da guarda também participará da cerimônia de sepultamento e executará toque da marcha e hinos fúnebres. Caso seja do desejo da família, o núcleo de atenção biopsicossocial da GCM poderá providenciar um líder religioso para conduzir a cerimônia de acordo com o credo religioso do servidor.

Os agentes envolvidos nos procedimentos das honras fúnebres serão provenientes das equipes de serviço do dia.

Para conferir mais detalhes sobre o assunto, acesse o decreto clicando AQUI. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados