Com Dia do Professor e feriado antecipado, Nioaque terá folga até terça-feira

Prefeitura de Nioaque transferiu o Dia do Servidor para segunda-feira e tornou o Dia do Professor um ponto facultativo. Assim, funcionalismo do município terá 5 dias de folga

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Vista aérea de Nioaque, onde folga para o funcionalismo com feriados será de 5 dias (PMN, Divulgação)
Vista aérea de Nioaque, onde folga para o funcionalismo com feriados será de 5 dias (PMN, Divulgação)

A Prefeitura de Nioaque –a 188 km de Campo Grande– decidiu fixar um feriadão para o funcionalismo de forma diferente aos demais municípios do Estado. Enquanto algumas prefeituras decidiram antecipar o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, para esta quinta-feira (10), o município transferiu a data de folga para segunda-feira (14).

Mais: também decretou o feriado escolar do Dia do Professor, na terça (15), como ponto facultativo. Assim, o funcionalismo de Nioaque iniciará um feriadão nesta sexta-feira (11), Dia do Aniversário de Criação de Mato Grosso do Sul, estendendo-se até terça-feira. Portanto, serão 5 dias de folga.

O decreto 125/GAB/2024, assinado pelo prefeito Valdir Couto Souza Junior (PSDB), pontua que o feriado do Dia do Servidor foi antecipado para a próxima segunda-feira (14). Além disso, considera o feriado escolar de 15 de outubro, Dia do Professor. Assim, decreta ponto facultativo nos dias 14 3 15 de outubro, “retornando as atividades normais no dia 16 de outubro de 2024”.

O decreto reforça, porém, que seguem em atividades normais setores do município considerados essenciais ou que os secretários municipais entenderem necessários. Cabe a estes, aliás, definir a escala de trabalho dos servidores.

Souza Júnior assinou o decreto na quarta-feira (9). Já a publicação se deu na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Dia do Servidor virou ferramenta para folga prolongada

A transferência do Dia do Servidor foi a ferramenta encontrada por alguns municípios para contornar o fato de que, em 2024, não haveria um feriado prolongado com a sequência do Aniversário do Estado e do Dia de Nossa Senhora Aparecida. O 12 de outubro neste ano cairá em um sábado. Normalmente, essas datas se sucedem no que seriam dias úteis. Então, muitas prefeituras acabam por fixar pontos facultativos para complementar a folga prolongada, emendando-a com o final de semana.

As Prefeitura de Campo Grande e Selvíria foram duas que se valeram do expediente, transferindo o Dia do Servidor para esta quinta. Dessa forma, serão quatro dias de folga para o funcionalismo público dos municípios –desta quinta até domingo (13).

O Governo do Estado, por sua vez, optou por transferir o Dia do Servidor para 14 de novembro, a quinta-feira que antecede o Dia da Proclamação da República (15, uma sexta-feira).

Conteúdos relacionados

Prefeitura de São Gabriel do Oeste reajustou contrato para obras de pavimentação e drenagem (PMSGO, Divulgação)
serra Incêndios na região de Água Clara
Cidema previa licitação milionária para compra de sacos de asfalto (Reprodução)