Com Dia do Professor e feriado antecipado, Nioaque terá folga até terça-feira

Prefeitura de Nioaque transferiu o Dia do Servidor para segunda-feira e tornou o Dia do Professor um ponto facultativo. Assim, funcionalismo do município terá 5 dias de folga

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Vista aérea de Nioaque, onde folga para o funcionalismo com feriados será de 5 dias (PMN, Divulgação)
Vista aérea de Nioaque, onde folga para o funcionalismo com feriados será de 5 dias (PMN, Divulgação)

A Prefeitura de Nioaque –a 188 km de Campo Grande– decidiu fixar um feriadão para o funcionalismo de forma diferente aos demais municípios do Estado. Enquanto algumas prefeituras decidiram antecipar o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, para esta quinta-feira (10), o município transferiu a data de folga para segunda-feira (14).

Mais: também decretou o feriado escolar do Dia do Professor, na terça (15), como ponto facultativo. Assim, o funcionalismo de Nioaque iniciará um feriadão nesta sexta-feira (11), Dia do Aniversário de Criação de Mato Grosso do Sul, estendendo-se até terça-feira. Portanto, serão 5 dias de folga.

O decreto 125/GAB/2024, assinado pelo prefeito Valdir Couto Souza Junior (PSDB), pontua que o feriado do Dia do Servidor foi antecipado para a próxima segunda-feira (14). Além disso, considera o feriado escolar de 15 de outubro, Dia do Professor. Assim, decreta ponto facultativo nos dias 14 3 15 de outubro, “retornando as atividades normais no dia 16 de outubro de 2024”.

O decreto reforça, porém, que seguem em atividades normais setores do município considerados essenciais ou que os secretários municipais entenderem necessários. Cabe a estes, aliás, definir a escala de trabalho dos servidores.

Souza Júnior assinou o decreto na quarta-feira (9). Já a publicação se deu na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Dia do Servidor virou ferramenta para folga prolongada

A transferência do Dia do Servidor foi a ferramenta encontrada por alguns municípios para contornar o fato de que, em 2024, não haveria um feriado prolongado com a sequência do Aniversário do Estado e do Dia de Nossa Senhora Aparecida. O 12 de outubro neste ano cairá em um sábado. Normalmente, essas datas se sucedem no que seriam dias úteis. Então, muitas prefeituras acabam por fixar pontos facultativos para complementar a folga prolongada, emendando-a com o final de semana.

As Prefeitura de Campo Grande e Selvíria foram duas que se valeram do expediente, transferindo o Dia do Servidor para esta quinta. Dessa forma, serão quatro dias de folga para o funcionalismo público dos municípios –desta quinta até domingo (13).

O Governo do Estado, por sua vez, optou por transferir o Dia do Servidor para 14 de novembro, a quinta-feira que antecede o Dia da Proclamação da República (15, uma sexta-feira).

Conteúdos relacionados

mpms
Prefeitura de Selvíria decretou ponto facultativo para alguns setores do funcionalismo no resto desta semana (PMS, Divulgação)
Vista aérea de Figueirão, cujo orçamento no ano que vem será de R$ 63 milhões (Divulgação)