Pular para o conteúdo
Transparência

Campo Grande passa a integrar programa nacional de combate à fome

Estima-se que pelo menos 20,5 mil famílias e indivíduos enfrentem insegurança alimentar na Capital
Valesca Consolaro -
(Foto: Divulgação/Governo Federal)

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome formalizou a adesão de a programa nacional de insegurança alimentar. A autorização foi divulgada nesta quarta-feira (8), por meio de publicação no DOU (Diário Oficial da União).

A partir disso, juntamente a outros municípios do país, Campo Grande integra o Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), que objetiva formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional.

Além disso, busca-se, por meio deste programa, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional.

Em março deste ano, o Governo Federal havia listado as cidades com prioridade no país para implementar o projeto, com o nome de Campo Grande.

Segundo o Governo Federal, caracteriza-se como insegurança leve os casos em que “há incerteza quanto ao acesso a alimentos em um futuro próximo e/ou quando a qualidade da alimentação já está comprometida”.

No caso da moderada, há “quantidade insuficiente de alimentos”. Enquanto na grave, há “privação no consumo de alimentos e fome”.

Insegurança alimentar

Até março deste ano, estima-se que pelo menos 20.529 famílias e/ou indivíduos estariam em situação de insegurança alimentar em Campo Grande.

O número foi obtido junto à SAS (Secretaria de Assistência Social), que levantou esse dado com base na procura por Benefício Eventual para auxiliar em tal problema, no período que o compreende o ano de 2023 a março de 2024.

O Benefício Eventual consiste em um Política de Assistência Social, de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

A ação atende a população campo-grandense conforme a demanda espontânea, ou seja, quando há busca ativa por algum benefício. Logo, a SAS não divulga números absolutos de pessoas em situação de insegurança alimentar, considerando não haver levantamento desse quantitativo.

Enquanto isso, no Estado, estima-se que, até 2022, pelo menos 65% da população enfrentava algum tipo de insegurança alimentar, que varia entre o nível leve e grave, mostram os dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil.

No país, a situação é considerada alarmante pelo Inquérito. Até 2022, havia 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Motociclista atropela cachorro e fica ferida em horário de pico na Coronel Ponciano, em Dourados

Últimas Notícias

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas

Trânsito

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Colisão pode ter sido provocada por pneu que estourou de um dos veículos