Pular para o conteúdo
Transparência

Após discussões, Governo do Estado volta atrás e determina retorno de livro polêmico às escolas

Governador Eduardo Riedel (PSDB) chegou a determinar recolhimento da obra no início de março
Liana Feitosa -
Obra alvo de polêmica em escolas da REE (Divulgação)

O ‘O Avesso da Pele’, alvo de polêmica desde o início deste ano após ser criticado pela diretora de uma escola devido à linguagem utilizada em alguns trechos, vai voltar para as bibliotecas das escolas da REE (Rede Estadual de Ensino). 

Nesta terça-feira (23) a SED (Secretaria de Estado de Educação) afirmou que a obra está em processo de devolução para as bibliotecas das unidades escolares. A medida será acompanhada de orientações pedagógicas.

“A SED informa que, após análise realizada pela equipe técnica da pasta, a obra está em processo de devolução para as bibliotecas das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, com as orientações pedagógicas quanto à indicação de uso”, afirmou, em nota, a secretaria.

Retirada do livro das escolas

Na primeira semana de março, o governador Eduardo Riedel (PSDB) determinou o recolhimento do livro

Na época, a decisão se deu “em função da linguagem utilizada em trechos contendo expressões consideradas impróprias para a faixa etária da maioria dos estudantes atendida pela REE por uso de termos que inviabilizam a utilização pedagógica em ambiente escolar”, dizia trecho de uma CI (comunicação interna) assinada pelo titular da SED, Hélio Queiroz Daher, a que o Jornal Midiamax teve acesso.

Sobre o livro

Publicado em 2020, ‘O Avesso da Pele’ conta a história de Pedro que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. A história escancara o racismo e o sistema educacional defasado do Brasil.

Segundo o próprio autor, Jeferson Tenório, o livro foi adotado em centenas de escolas pelo Brasil. A obra venceu o Prêmio Jabuti, teve direitos de publicação vendidos para mais de 10 países e ganhou adaptação para o teatro. 

Em Mato Grosso do Sul, o assunto ganhou corpo na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) após deputados estaduais criticarem a adoção da obra na REE de MS.

“Não vou narrar trechos deste livro, tamanho conteúdo inapropriado. Tenho recebido centenas de mensagens de pessoas indignadas com a distribuição nas bibliotecas”, afirmou o deputado (Podemos) durante a sessão do Legislativo. O deputado disse que o livro tem linguagem pornográfica e que banaliza o .

Na ocasião, a SED informou que faria uma “análise mais aprofundada da obra em especial para os devidos encaminhamentos”.

O que disse o MEC

Quando a polêmica se instalou, o Ministério da Educação pontuou ao Jornal Midiamax que a “aquisição das obras se dá por meio de um chamamento público, de forma isonômica e transparente. Essas obras são avaliadas por professores, mestres e doutores, que tenham se inscrito no banco de avaliadores do MEC. Os livros aprovados passam a compor um catálogo no qual as escolas podem escolher, de forma democrática, os materiais que mais se adequam à sua realidade pedagógica, tendo como diretriz o respeito ao pluralismo de concepções pedagógicas”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Tarifa social de energia elétrica é aprovada em comissão do Congresso

Atirador em moto dispara nove vezes contra casal em Gol no Aero Rancho

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

cepol amigo

Jornalista é acusado de estuprar menino de 11 anos em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem cerca de R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos

Brasil

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

O PAR é um mecanismo previsto na Lei Anticorrupção

Cotidiano

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Bebê nasceu com condição de saúde rara

Esportes

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Em Aracaju, no confronto de ida da decisão da competição.