Pular para o conteúdo
Transparência

À espera de acordo para entregar corrupção no Detran-MS, despachante pede suspeição em processo

Despachante apontado como operador do esquema entrou com pedido de incompetência de juízo
Gabriel Maymone -
David pede suspeição em processo (Reprodução)

Foragido por fraudes no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), o despachante David Cloky Hoffaman Chita pede a suspeição da juíza Eucélia Moreira Cassal, da 3ª Vara Criminal da comarca de . O pedido consta nos autos do processo o qual David é réu por inserção de dados falsos ao sistema do órgão.

Agora, o pedido de incompetência de juízo será analisado pelo (Tribunal de Justiça de MS). Caso acatem o pedido de David, outro magistrado será designado para o processo e poderá ter que revalidar – ou não – as decisões proferidas até o momento pela juíza no decorrer do processo.

Conforme apurado pela reportagem, o de David teria alegado que a juíza estaria ‘contaminada’ pelas provas, já que foi a própria Eucélia a responsável por decretar a prisão de David e da servidora comissionada Yasmin Osório Cabral, que está em prisão domiciliar com uso de tornozeleira.

Isso porque Eucélia atuou no inquérito policial do Dracco (Departamento de Repressão à e ao Crime Organizado) para garantir a legalidade de todo o procedimento. Porém, depois de oferecida a denúncia, o processo foi distribuído para ela mesma dar prosseguimento.

A reportagem acionou o advogado de David no processo, Wilson Tavares, que disse não poder falar sobre o processo por ser sigiloso.

Leia também – Foro especial: Chefe do MPMS manda para Brasília pedido de delação do Detran-MS que cita Beto Pereira

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

David quer delação com MP para detalhar poderosos por trás da corrupção no Detran-MS

No fim de setembro, David oficializou pedido ao MPMS para acordo de delação premiada. O despachante é apontado pelas investigações policiais como operador de esquema de fraude no Detran-MS.

Assim, David alega que foi ‘contratado’ pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB) para operar o esquema, mas que o parlamentar seria o verdadeiro chefe das operações. Além disso, em vídeo obtido pelo Jornal Midiamax, o despachante aponta participação de políticos do PSDB no esquema como o ex-prefeito de e ex-diretor do Detran, Juvenal Neto, que também exerceu a presidência da Assomasul, cargo já ocupado anteriormente por Beto Pereira, quando prefeito de Terenos.

Conforme apurado pela reportagem, o MPMS ainda não se manifestou sobre o pedido de David.

Pen drive com o vídeo de Chita foi entregue pelo Jornal Midiamax ao PGJ (Procurador-Geral de Justiça), Romão Ávila Milhan Júnior, que remeteu o dispositivo ao PGR (Procurador-Geral da República), Paulo Gonet, em Brasília.

Romão argumentou que o envio do vídeo é necessário já que o STF (Supremo Tribunal Federal) seria responsável por julgar os supostos crimes.

“Um dos noticiados é deputado federal em exercício de mandato, e o suposto fato delituoso, segundo a narrativa que ora se apresenta, fora cometido em razão das funções, o que se amoldaria aos parâmetros delimitados pelo Supremo Tribunal Federal”, justificou.

Além disso, deixou nas mãos do procurador-Geral da República a decisão sobre eventual desmembramento da investigação dos demais citados na denúncia do despachante.

Romão argumentou que o envio do vídeo é necessário já que o STF (Supremo Tribunal Federal) seria responsável por julgar os supostos crimes.

“Um dos noticiados é deputado federal em exercício de mandato, e o suposto fato delituoso, segundo a narrativa que ora se apresenta, fora cometido em razão das funções, o que se amoldaria aos parâmetros delimitados pelo Supremo Tribunal Federal”, justificou.

Além disso, deixou nas mãos do procurador-Geral da República a decisão sobre eventual desmembramento da investigação dos demais citados na denúncia do despachante.

Beto Pereira e Neto (que estão ao lado do ex-governador Reinaldo Azambuja) seriam os principais beneficiários do dinheiro das fraudes, segundo David (Edson Ribeiro, Assomasul)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira