Pular para o conteúdo
Transparência

Vereador de Corumbá condenado por improbidade tem recurso negado e pode perder cargo

Juíza rejeitou os embargos de declaração e manteve a sentença inicial
Renata Portela -
câmara de corumbá taxa
Câmara de Corumbá (Divulgação)

Nesta semana, a juíza Vieira Sá de Figueiredo, da Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de , rejeitou recurso do vereador Luciano Signorelli Costa (PSDB). Ele foi condenado em agosto deste ano por ato de improbidade administrativa.

Na peça, a magistrada afirma que, ao contrário do apontado pela defesa, “não houve na sentença omissão, uma vez que para prolatar a sentença o Juízo levou em consideração todo o arcabouço probatório existente nos autos”.

A juíza rejeitou os embargos de declaração e manteve a sentença. Ao Midiamax, o vereador afirmou que cabe recurso, sendo que a defesa deve se manifestar.

Condenação

Em agosto, o vereador Luciano Signorelli Costa (PSDB), de Corumbá, foi condenado em ação por improbidade administrativa. Na sentença, foi determinada a perda da função pública, consistente no cargo eletivo por ele ocupado.

Conforme detalhado na sentença, da juíza Luiza Vieira Sá Figueiredo, o vereador foi condenado pela prática de ato de improbidade administrativa.

Na denúncia, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) apontou que o vereador teria utilizado a para custeio de atividade parlamentar para contratar pessoas para realizar propaganda política. Isso teria sido feito em uma candidatura a deputado.

Ainda segundo apontado na ação, os contratos emitiram notas fiscais com a descrição de “assessoramento legislativo em bairros” e “assessoramento parlamentar”, que foram apresentados pelo vereador à Câmara Municipal. Desta forma, foi obtida a verba indenizatória.

Assim, a denúncia alega que o parlamentar teria cometido o crime de enriquecimento ilícito. Também em outra ocasião, Luciano Costa teria contratado serviços de locação de veículo da empresa da própria esposa.

Esses gastos teriam totalizado mais de R$ 5 mil, também pagos com as verbas indenizatórias. Com isso, foi determinada condenação, tendo o vereador que ressarcir integralmente os cofres públicos.

Além disso, também foi condenado à perda da função pública e dos direitos políticos por 10 anos. Ainda à proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos.

Não concorda

Acionado pela reportagem do Midiamax na época, o vereador Luciano Signorelli Costa afirmou que respeita a decisão, mas que não concorda. “Nunca fui pré-candidato e nem candidato a deputado”, afirmou.

“Tenho a tranquilidade que vamos derrubar essa decisão. Como posso ter uma condenação por campanha para deputado se nunca fui candidato a tal cargo?”, questionou ainda o parlamentar.

Por fim, o vereador disse que recebe a decisão com estranheza. “Justamente em um momento em que eu me destaco como um nome forte a prefeito de Corumbá”, finalizou.

O vereador segue no cargo até que a sentença transite em julgado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Melania Trump “very british” ao chegar no Reino Unido

Quem criou a PEC da Blindagem? Conheça o autor da proposta

Câncer de pele de Bolsonaro é agressivo? Conheça características da doença

Dagoberto Nogueira assume coordenação da bancada federal de MS

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Alcolumbre cita anistia e obstrução e diz que todo dia alguém aparece com problemas

Últimas Notícias

Brasil

CCJ do Senado aprova relatório que regulamenta reforma tributária

Criação e funcionamento do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços

Política

Fechamento da rua, regularização de ambulantes e mais lixeiras: audiência sugere soluções para 14 de Julho

Concentração de bares na região central divide opiniões entre os que defendem o lazer e os que criticam o barulho

Trânsito

VÍDEO: Tombamento de carreta no Anel Rodoviário leva uma vítima para unidade de saúde

Tombamento de carreta foi registrado na tarde desta quarta-feira (17), no km 487 da rodovia BR-163, próxima ao cruzamento com a Avenida Ana Rosa Castilho Ocampos

Trânsito

Trabalhador pode ter sido atropelado pelo próprio caminhão da Solurb na Duque de Caxias

A hipótese que a vítima foi atropelada por um carro, foi completamente descartada após as primeiras investigações