Pular para o conteúdo
Transparência

Proposta da ANTT para Rota do Pantanal prevê pedágio de até R$ 14 a cada 100 km

Audiência foi marcada para 22 de março; Rota do Pantanal é resultado da devolução da concessão da BR-163 pela MSVia e vai de Campo Grande à divisa com MT
Humberto Marques -
Proposta original para a Rota do Pantanal, da Capital a Sonora, prevê pedágio de R$ 14,20 a cada 100 km. (Foto: Arquivo)
Rodovias concessionadas em Mato Grosso do Sul podem ter tarifa mais cara (Foto: Arquivo)

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou a realização de pública para tratar da concessão do trecho da Rota do Pantanal. Ela está localizada na BR-163, do entroncamento com a BR-262, em Campo Grande, até a divisa com Mato Grosso (fim da ponte do Rio Correntes). Assim, a ideia é que a vencedora cobre pedágio de R$ 14,20 a cada 100 km.

Segundo a Agência Brasil, o encontro vai colher contribuições da sociedade às minutas do edital e contrato. Também envolve estudos sobre a viabilidade técnica, econômica e ambiental. Dessa forma, a audiência está marcada para o dia 22 de março.

O projeto é fruto da devolução da CCR MSVia, concessão que está em processo de relicitação desde 2019. O trecho da concessão tem 379,60 km.

Rota do Pantanal prevê duplicação da pista e passagens de animais

Entre os pontos previstos na concessão pela agência reguladora estão a duplicação de 67 km da rodovia, construção de 84 km de faixas adicionais, de 2,5 km de vias marginais, além da implantação de travessias urbanas, e diversos dispositivos de segurança.

O projeto também prevê passagens de fauna, pontos de e melhorias como acessos, passarelas e a duplicação do trecho.

Por fim, a proposta em discussão estabelece uma tarifa básica de pedágio de pista simples no valor inicial de R$ 14,20 a cada 100 km aproximadamente. Contudo, o montante pode cair conforme avançam as propostas em pregão.

Rota será braço de licitação da rodovia

A CCR MSVia assumiu a concessão da BR-163 em 2013, após leilão nacional, tornando-se a primeira rodovia com pedágio no Estado. A exploração do trecho duraria 30 anos.

Embora a concessionária alegue ter investido bilhões, a duplicação da rodovia –principal demanda do Estado pouco avançou. Em 2019, foi feito o pedido de devolução da concessão e posterior relicitação.

Com a decisão de devolver a concessão, a ANTT decidiu desmembrar a concessão: o trecho de Campo Grande até a divisa com Mato Grosso foi batizado de Rota do , ao passo que o trecho de a será a Rota Tuiuiú e abarca também a BR-267.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via

Famosos

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Cantor publicou em seu Instagram momento em que recebe alta da UTI

Política

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Ministro Alexandre de Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos

MidiaMAIS

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Pintura "Dois Amantes", de Yasmin Oliveira, segue em votação popular até o próximo domingo (3)