Prefeito de Ribas recebe recomendação para não usar verba pública com publicidade própria
Promotoria estabeleceu prazo de 10 dias para que recomendações sejam seguidas
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) recomendou ao prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze (PSOL), que proíba a publicação de materiais que possam ser de promoção pessoal com uso de dinheiro público.
O promotor de Justiça George Zarour Cezar considera que constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade.
“Caracterizada pela conduta de praticar, no âmbito da administração pública e com recursos do erário, ato de publicidade que contrarie o disposto no § 1º do art. 37 da Constituição Federal, de forma a promover inequívoco enaltecimento do agente público e personalização de atos, de programas, de obras, de serviços ou de campanhas dos órgãos públicos”, diz trecho da publicação.
Ainda no documento diz que há uma notícia de fato que apura a divulgação de atuações do Município, como inauguração de obras, aquisição de bens, dentre outros, que enaltecem o prefeito ‘em notória promoção pessoal, eis que seu nome é destacado no título de várias reportagens, assim como ao longo dos textos veiculados, além da circulação de diversas fotografias de sua pessoa de modo recorrente no sítio oficial e nas redes sociais oficiais’.
A recomendação da promotoria ainda cita trecho de matéria publicada na cidade que leva o título “Prefeito João Alfredo entrega R$ 1,3 milhão para investimentos em equipamentos nas escolas”. “Considerando que as aludidas reportagens foram publicadas com menção expressa ao nome e à figura pessoal do atual Prefeito (através de imagens fotográficas destacando a pessoa do Chefe do Poder Executivo), o que caracteriza flagrante promoção”, pontua promotor.
Ao Jornal Midiamax, o prefeito João Alfredo Danieze disse que havia sido notificado da recomendação e a respondeu na sexta-feira (26). Ele afirmou que já está ciente e que segue cumprindo as determinações recomendadas. “Revendo todas as notícias para excluir eventuais situações que fogem da recomendação. Temos 10 dias de prazo para isso”, disse João Alfredo.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.