A Polícia Federal de Mato Grosso do Sul vai construir uma delegacia em Ponta Porã, distante 320 quilômetros de Campo Grande, por até R$ 25,9 milhões. O edital de licitação foi lançado nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial da União.

Fronteira seca com o Paraguai, Ponta Porã é considerada cidade de entrada em Mato Grosso do Sul de drogas e contrabando. Há anos, a Polícia Federal tenta destinar recursos para a construção de uma sede na região.

Segundo o edital, o prédio contará com sistema de geração solar, canil, delegacia, postos de inspeção de caminhões e veículos, piscina e quadra para o centro de treinamento.

O contrato terá vigência de 36 meses e a obra, após a empresa ser contratada, deverá ser executada em até 30 meses. O prédio será construído em um terreno entre as ruas 13 de Maio e Jorge Roberto Salomão.

Obra foi suspensa em 2021

O corte no Orçamento da União em 2021 atingiu o projeto para construção da nova delegacia da PF (Polícia Federal) em Ponta Porã. Na época, foram cortados R$ 2 milhões que estavam destinados para construção da delegacia. O projeto entrou no pacote de cortes do despacho presidencial, que considerou que a sanção integral das dotações contrariava o interesse público.

Localizada na Avenida Presidente Vargas, a sede da Polícia Federal foi inaugurada em 1998 e funciona num pequeno imóvel atualmente.