Os múltiplos serviços do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul estarão disponíveis em um único portal até o segundo semestre de 2023. A integração teve início, nesta quinta-feira (6), com a mudança do endereço do canal de notícias da administração estadual.

Lideradas pela Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica), equipes de tecnologia têm por referência o portal do governo federal, o Gov.br. A plataforma foi lançada em agosto de 2019 com a soma de 1,6 mil sites, além da digitalização de mil serviços ao cidadão.

Conforme apurado pelo Midiamax, a transformação digital na prestação do atendimento deve ter seus primeiros testes realizados nos próximos meses e uma versão mais estável ainda no segundo semestre de 2023. Todas as secretarias e autarquias serão integradas.

Na prática, o acesso por um portal único vai permitir ao cidadão encontrar de forma mais rápida dados como matrícula na rede estadual de ensino ou mesmo emitir guias do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

Uma das últimas mudanças do governo relativas a modernização de portais ocorreu em março do ano passado com o sistema destinado aos servidores. Dezesseis novos serviços foram agregados ao sistema para agilizar casos de requerimento de licenças, averbação de tempo de serviço, dentre outros.