Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS recomenda que Agepen forneça energia elétrica e água para presídio em São Gabriel do Oeste

O promotor estabeleceu 15 dias para que Agepen responda às recomendações
Mariane Chianezi -
Foto: divulgação/Agepen

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) solicitou à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) melhorias ao presídio feminino de , 149 km de . O presídio não estaria adequado quanto à legislação sanitária e às normas de segurança e medicina do trabalhado vigentes.

Conforme a recomendação publicada no Diário Oficial do MPMS desta quinta-feira (29), a recomendação pede que a Agepen tome providências quanto a estrutura do presídio e condições de higiene oferecidas às internas.

Dentre as recomendações o promotor Juliano Albuquerque, vice coordenador Adjunto do GAEP (Grupo de Atuação Especial da Execução Penal), pede que sejam realizados reparos necessários para conter as infiltrações no presídio, como pintura e colocação de calhas.

Além de que seja fornecida água em quantidade suficiente e temperatura agradável para as reeducandas poderem beber. O promotor também pontua a necessidade de energia elétrica e ventilação nas celas para que o calor seja amenizado; que sejam disponibilizados camas ou quantidade suficiente de colchões para todas.

A situação do piso nos locais de trabalho das internas também é solicitado que seja feito manutenção, além da instalação de guarda corpos de proteção contra quedas ou corrimões nas rampas ou escadas.

“Sendo assim, a respeito do prazo razoável para atendimento, aguarda-se o prazo de 15 dias para os recomendados responderem, por escrito, sobre o atendimento ou não da presente recomendação, informando as providências implementadas ou que pretendem implementar […]”, pontua o promotor.

Em nota, a Agepen informou que “o Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste possui dois bebedouros de água gelada para uso das internas, e 01 freezer para servir gelo para as custodiadas em horário pré estabelecido todos os dias. Todas celas contêm água potável encanada”.

Assim, garante que “foi instalado em todas as celas ponto de luz para melhorar a iluminação, principalmente nos banheiros. Existem ventiladores em todas as celas. Todas internas têm colchão adequado, além de a unidade possuir colchões em estoque”.

Por fim, informou que “com relação à manutenção e correção do piso nos locais de trabalho e instalação de guarda corpo de proteção ou corrimão nas rampas e escadas da unidade, já está sendo providenciado”.

*Matéria atualizada às 14h58 para acréscimo do posicionamento da Agepen.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No clássico carioca, Fluminense supera o Vasco e sobe para o 5º lugar do Brasileirão

Com duas em MS, investigações de suspeita da gripe aviária em andamento sobem de 18 para 19

São Paulo perde para o Mirassol em pleno MorumBis pelo Brasileirão

Com Mega-Sena e Lotofácil, confira os números sorteados em seis loterias neste sábado

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Policial militar aposentado e neto são executados no bairro Moreninhas

Últimas Notícias

Esportes

Com a cabeça na Sul-Americana, Corinthians empata sem gols com o Atlético-MG no Brasileirão

Time paulista foi à campo com time reserva, pensando em preservar jogadores, mas viu Yuri Alberto sair lesionado da partida

Loterias

Apostador de Campo Grande acerta a quadra da Quina e ganha R$ 10,7 mil

Apostas feitas em MS conquistaram ainda premiações parciais na Mega-Sena, Lotofácil e Dia de Sorte

Polícia

Campo Grande tem dois golpes registrados neste sábado em compra e venda de veículos

Vendas foram intermediadas pelo ambiente de compra e venda do Facebook, onde os compradores encontraram os anúncios falsos

Polícia

PM prende três pessoas pelo roubo de 100 toneladas de soja em Bandeirantes

Ocorrência começou após um gerente de fazenda, a 28 km de Bandeirantes, relatar à PM que o caseiro havia visto indivíduos carregando soja