Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS pede pena de prisão maior para vereador que ofendeu ex-governador

Tiago Vargas foi denunciado e condenado por injúria ao publicar vídeos atacando Reinaldo Azambuja
Adriel Mattos -
vereador tiago vargas
Vereador Tiago Vargas (Izaias Medeiros, CMCG)

O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) defendeu pena de maior ao vereador de , Tiago Vargas (PSD), denunciado por difamação e injúria pelo ex-governador Reinaldo Azambuja (). O parlamentar foi condenado a quatro meses de detenção em agosto de 2022.

A defesa de Vargas recorreu ao TJMS após a condenação na 3ª Vara Criminal. No entendimento da juíza Eucélia Moreira Cassal, o vereador não cometeu crime de difamação, mas de injúria ao publicar dois vídeos com ataques ao tucano, em julho de 2021.

Em manifestação apresentada no fim da tarde de quarta-feira (25), a procuradora de Justiça Esther Sousa de Oliveira concordou com os advogados do atual presidente estadual do PSDB que o parlamentar não teria imunidade no caso do vídeo publicado em 2 de julho de 2021 em que Vargas critica o então governador por realização de blitze de trânsito e o xinga de “canalha” e “corrupto”.

“Embora ainda se garanta ampla liberdade de expressão aos representantes do povo, por se tratar de prerrogativa essencial ao desempenho de suas funções, nos casos de abusos, pode-se concluir pela não incidência da cláusula de imunidade”, ponderou.

Esther prossegue apontando que a publicação do vereador em seus perfis nas não tinha objetivo informativo, mas sim de ofender diretamente Reinaldo. 

“Considerando que o apelado Tiago imputou ao apelante [Reinaldo Azambuja] fato ofensivo à sua reputação bem como ofendeu a sua integridade ou decoro, deve ser reformada a sentença e o apelado condenado pela prática dos delitos previstos nos artigos 139 e 140, ambos do CP [Código Penal]”, defendeu.

O artigo 139 prevê pena de três meses a um ano para quem difamar outra pessoa, manchando sua reputação. Já o artigo 140 impõe pena de um a seis meses a quem injuria outra pessoa, atingindo a dignidade e o decoro.

Além disso, a procuradora seguiu a opinião da defesa do ex-governador e pediu que a pena seja ampliada em um terço pelos crimes terem sido cometidos contra funcionário público e na presença de várias pessoas.

Procuradora não vê direito à imunidade e pede pena maior a vereador que ofendeu ex-governador

Esther reforçou que a tese da defesa do vereador da imunidade parlamentar não se sustenta, ao analisar a contestação. Para ela, os fatos nada têm a ver com suas atividades parlamentares.

“Logo, inexistindo nexo entre as ofensas e o desempenho das atividades, verifica-se que a conduta do apelado Tiago foi com a intenção de ofender a honra do apelante Reinaldo, devendo ser afastada a imunidade parlamentar”, pontuou.

A apelação tramita na 1ª Câmara Criminal, e está sendo relatada pela desembargadora Elisabete Anache. Não há prazo para o julgamento, já que o colegiado se reúne apenas na primeira e terceira quinta-feira de cada mês.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)