No Diário Oficial do MPF (Ministério Público Federal) desta sexta-feira (19), foi publicada abertura de inquérito civil para identificar qual a conclusão das tratativas para ampliação de leitos pediátricos no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian. O projeto é uma parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Conforme detalhado na publicação, o MPF quer informações sobre as eventuais tratativas para ampliação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica no HU. Isso, a partir da constatação da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) de que o HU teria possibilidade para ampliação da estrutura de CTI pediátrico para 6 leitos.

Ainda é pontuado que a Sesau se manifestou por ofício, informando que há discussão sobre novo convênio com o Hospital Universitário. “Há necessidade de dar continuidade à apuração sobre as tratativas para ampliação dos leitos de UTI pediátrica”, aponta trecho da publicação.

O inquérito foi instaurado para averiguar a possibilidade de ampliação dos leitos da UTI pediátrica. Assim, foi encaminhado ofício para a Sesau dar declarações sobre a tratativa.

Em contato com a Sesau, a secretaria informou que, no último mês, dois leitos pediátricos foram abertos. No entanto, seguem as tratativas e não há previsão para abertura dos próximos leitos.

Abertura de novos leitos

Em reunião com equipe de saúde em abril, a Sesau informou que negociou a abertura de 16 novos leitos pediátricos em hospitais públicos, sendo quatro UTIs. Porém, a contratação de leitos em hospitais privados esbarra na falta de pediatras.

No Hospital Universitário, a princípio, são quatro novos leitos pediátricos em enfermaria e dois leitos de UTI para crianças. No Hospital Regional, estão sendo abertos dois leitos UTI e cinco no Pronto Socorro, com possibilidade de ventilação mecânica, além de três leitos em enfermaria.