Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça determina perícia sobre morte de peixes durante construção do Aquário do Pantanal

Mais de 6 mil espécimes morreram em 2015 e governo rompeu contrato com a empresa responsável
Adriel Mattos -
Aquário do Pantanal
Imasul assumiu manejo dos peixes até a conclusão da obra do Bioparque após saber das mortes dos peixes. (Foto: Arquivo, Secom-MS, Edemir Rodrigues)

A 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de determinou a realização de perícia sobre a morte de peixes durante a construção do Aquário do Pantanal, hoje intitulado Bioparque Pantanal. No decorrer da obra, 6.111 espécimes morreram.

Em 2021, o MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) denunciou a empresa responsável para captura e quarentena dos peixes até que o complexo fosse concluído, que teria sido responsável pelas mortes no ano de 2015.

Na época, o MP iniciou investigação e acabou se deparando com indícios de que pelo menos 10 mil espécimes se perderam em galpões da PMA (Polícia Militar Ambiental), mas o número foi corrigido pela 6.111. Após a repercussão do caso, o Governo do Estado rompeu o contrato com a empresa.

A variação de temperatura nos tanques pode ter causado o óbito dos animais. A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) chegou a acompanhar o caso e o então governador Reinaldo Azambuja (PSDB) criticou o antecessor André Puccinelli (MDB) por ter adiantado a compra dos animais antes do prédio ficar pronto.

A defesa da empresa contestou a responsabilidade pelo licenciamento ambiental para guarda dos peixes, que segundo o MPMS, deveria ter sido pela firma. Mas para a advogada Giselle Marques, o Estado é quem teria que fornecer a documentação necessária.

“Ora, como um anexo da obra poderia ser licenciado pela empresa requerida? Inimaginável essa possibilidade, posto que uma empresa privada não pode licenciar obra e/ou atividade do Governo do Estado”, pontuou.

Juiz quer esclarecer responsabilidade sobre morte de peixes durante construção do Aquário do Pantanal

Em despacho publicado no início do mês, o Ariovaldo Nantes Corrêa determinou a realização de perícia para esclarecer pontos controversos no processo e devido à “complexidade da matéria”.

Assim, a medida deve esclarecer a responsabilidade da empresa sobre o manejo dos peixes, se havia licenciamento, se essa mortandade ficou dentro do esperado e se houve dano ambiental.

“A realização de perícia consistirá no exame dos documentos que instruem os autos e em outros que o perito julgar necessários a fim de apurar a existência ou não de licenciamento ambiental para a atividade de manejo supostamente desenvolvida pela requerida em relação aos peixes que seriam destinados ao ‘Aquário do ‘ e que estavam em quarentena, a taxa e causa da mortandade dos espécimes, bem como a existência de danos ambientais, sua natureza e extensão”, escreveu.

A Prisme Soluções Ambientais e Arquitetônicas ficará responsável pelo serviço, que custará R$ 17,1 mil. O MPMS e a empresa que foi responsável pelos peixes vão pagar pelos trabalhos.

Os trabalhos deverão durar 90 dias (cerca de três meses), quando o perito deverá apresentar o laudo ao juiz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
inss

STF pede que PGR apure abuso em greve de peritos do INSS

Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Amigos fazem vaquinha para ajudar mecânico Leonardo que sofreu grave acidente

Mulher invade casa com bebê no colo, agride adolescente e bota fogo em roupas de marido

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

Últimas Notícias

Charge

Esquentadinho

TV & Novela

Maria de Fátima se impressiona com Afonso: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 05/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (05)

TV & Novela

Jô agride Sebastian em defesa de Osmar: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 05/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (05)

TV & Novela

Ulisses descobre gravidez de Iolanda: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 05/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (05)