Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça condena prefeitura a pagar benefícios de guardas e arquitetos suspensos em 2015

Suspensão de decretos em 2015 deixou categorias sem benefícios por seis meses
Aliny Mary Dias -
(Foto: Henrique Arakaki - Arquivo Midiamax)

Em sentença publicada nesta semana, a Justiça de foi favorável a dois pedidos do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Mato Grosso do Sul e da Associação da de e determinou que a Prefeitura de Campo Grande pague valores referentes à promoção funcional, adicionais e abonos. Os valores são referentes ao que deixou de ser pago aos servidores em 2015 e 2016 em razão de de decretos municipais.

As duas entidades recorreram à Justiça em 2019. Na época, os guardas municipais e os arquitetos afirmaram que revogação de decreto municipal feita em 2015 pelo então prefeito Gilmar Olarte suspendeu por seis meses os pagamentos de diversos benefícios aos servidores.

No ano seguinte, em abril de 2016, novo decreto prorrogou por mais seis meses o pagamento dos benefícios. No entanto, os valores que deixaram de ser recebidos pelos servidores no período de janeiro de 2015 a abril de 2016 foram cobrados pelos sindicatos na Justiça.

Em defesa apresentada nos processos, a Prefeitura de Campo Grande alegou que determinou a volta dos pagamentos, mas que gratificações ou promoções do período em que o decreto foi suspenso “não correspondem a um direito automático” e, por isso, dependiam de uma regulamentação específica para serem pagos de forma retroativa.

Em sentença publicada nesta segunda-feira (24), o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, condenou a prefeitura de Campo Grande a pagar os valores que deixaram de ser repassados aos servidores em razão das suspensões dos decretos municipais.

Os valores precisarão ser pagos com correção monetária e isentos de tributação.

O Jornal Midiamax entrou em contato com a prefeitura de Campo Grande questionando se a decisão judicial será cumprida e em quanto os valores retroativos impactarão nos cofres municipais. A reportagem aguarda o retorno e o espaço segue aberto para manifestação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vander Loubet recebe ministro Alexandre Padilha e anuncia investimentos para saúde de MS

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

Últimas Notícias

Esportes

Novo líder do Brasileirão, Cruzeiro bate Fluminense e ofusca adeus de Arias

Em grande fase, Raposa não perde no campeonato há três meses

Política

Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é ‘chantagem inaceitável’

Presidente ressalta que responderá a ameaças dos EUA com diplomacia

Polícia

Criança de 9 anos morre eletrocutada após caminhão bater em poste de energia em Itaquiraí

Pelo menos quatro pessoas, inclusive dois menores, precisaram de atendimento médico

Loterias

Ninguém acerta dezenas da Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 25 milhões

Próximo sorteio acontece no sábado, dia 19 de julho