Pular para o conteúdo
Transparência

Inquérito investiga falta de segurança contra incêndio no Museu de Som e Imagem

Promotoria do MPMS investiga se prédio apresenta riscos para servidores e acervo
Mariane Chianezi -
Sede da Setescc | Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo, Fundação de Cultura

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu inquérito para apurar eventual risco ao patrimônio histórico e cultural do Estado pela falta de de Segurança contra Incêndio e Pânico e certificação do Corpo de no Museu de Som e Imagem.

Conforme o procedimento, o órgão recebeu denúncia através de notícia de fato de que o prédio acolhe há anos película de filme, que seria um material altamente inflamável. O relato diz que o prédio não conta com climatização adequada para proteção do acervo nem a segurança dos funcionários.

A denúncia ao MPMS pontua a necessidade de fiscalização para evitar tragédias como as ocorridas no Museu Nacional, no , e no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

“O risco de incêndio é grave e ameaça a saúde e a vida dos funcionários e dos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Além disso, o prédio da Fundação de Cultura se encontra sem alvará desde 2010. Considerando que o imóvel foi estruturado em cima de um córrego e que o espaço apresenta diversas rachaduras, faz-se necessário que as autoridades do estado se sensibilizem e promovam a fiscalização e a manutenção deste bem”.

Por fim, a notícia de fato pontua que o Museu acolhe bens materiais e imateriais da população sul-mato-grossense e a preservação dos mesmos deve ser uma prioridade de suas autoridades políticas e jurídicas.

O Corpo de Bombeiros informou à promotoria que o prédio, de fato, não possui certificado de vistoria expedido pelo órgão e nem Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico aprovados.

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul foi oficiada e recomendada a se regularizar. O inquérito está sob responsabilidade da 34ª Promotoria de Justiça de . A reportagem acionou a Fundação de Cultura de MS.

Confira a nota na íntegra:

Informamos que o Museu da Imagem e do Som – MIS, recebeu notificação do Corpo de Bombeiros Militar de MS– CBM/MS na data de 09 de maio de 2023, provocados pelo Ministério Público Estadual – 34ª Promotoria de Justiça, por denúncia anônima alegando haver películas altamente inflamáveis no local. Sobre esses fatos esclarecemos que:

1) As películas que continham risco de incêndio não se encontram nas dependências do MIS ou da Fundação de Cultura de MS, desde março de 2020, tendo sido enviadas ao CEDOC/TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, para restauração e preservação em decorrência de convênio(veja matéria anexa: http://www.portaldaeducativa.ms.gov.br/tve-cultura-ms-e-tv-cultura-sp-assinam-acordo-para-ampliacao-de-sinal-e-digitalizacao-de-acervo/);

2) As películas que se encontram no MIS, que foram confeccionadas em material poliéster não possuem risco de incêndio, e estão sendo recuperadas conforme parceria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Curso de Audiovisual, sendo descartado o risco eminente de incêndio;

3) A Fundação de Cultura de MS possui Alvará de Localização e Funcionamento, válido até 15 de fevereiro de 2024;

4) Oficiamos a Agesul no dia 16/05/2023 solicitando projeto atualizado de medidas preventivas contra incêndio e pânico, e aguardamos retorno para fins de responder à Notificação de Vistoria do CBM/MS;

5) Em fevereiro de 2023 todos os extintores de incêndio do prédio foram trocados.  

Dessa forma, repudiamos qualquer notícia alarmante e que não correspondam aos acontecimentos envolvendo o acervo do MIS e reiteramos que estão sendo realizadas ações constantes de manutenção e asseio de seu acervo, visando sua conservação e preservação para serem disponibilizados de forma segura ao público.

*Matéria atualizada às 16h10 para acréscimo de posicionamento

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Funcionária tem moto furtada na frente de academia em Campo Grande

chat gpt mato grosso do sul

Chat GPT não reconhece Mato Grosso do Sul como estado do Brasil

Caviar no cachorro-quente: mais barato, ingrediente chega a pratos em restaurantes nos EUA

senado cpi das bets

Soraya diz que relatório da CPI das Bets vai propor combate ao vício em aposta

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

Evento capacita 50 pessoas sobre uso do fogo como aliado na preservação do Pantanal

Últimas Notícias

Cotidiano

Furto de fios deixa Av. Manoel da Costa Lima duas semanas sem luz

Falta de iluminação pública tem causados transtornos, relata moradora

Cotidiano

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

Chove desde a madrugada na região Centro-Sul do Estado

Transparência

MPMS instaura inquéritos contra fazendeiros por queima de vegetação nativa em MS

Segundo a denúncia a queima foi feita de maneira ilegal, sem autorização

Polícia

Homem é encontrado morto com tiros na cabeça em Rio Brilhante

Vítima sofreu, pelo menos, três disparos de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (18)