Ginásio Municipal de Dourados terá acessibilidade e energia gerada por painéis solares
Ginásio Municipal de Dourados terá acessibilidade e energia gerada por painéis solares
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A obra de adequação e revitalização do Ginásio Municipal de Esportes Ulysses Guimarães ainda está no início, mas as mudanças já aparecem. Desde o início de julho, a empresa responsável pelo trabalho, está com equipe no local e a previsão de entrega é em maio do próximo ano.
O projeto foi feito pela Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas) e tem investimento de R$ 4,3 milhões do Governo do Estado com contrapartida da Prefeitura de Dourados. A primeira parte do trabalho está em andamento e o foco está em adaptar a arena esportiva para as normas de acessibilidade, com rampas em todas as entradas.
Internamente, as arquibancadas terão, dos dois lados, espaço reservado para pessoas em cadeiras de rodas e os banheiros para o público, após as reformas, serão também adaptados, assim como os novos vestiários que serão construídos.
De acordo com a arquiteta Giselle Cazarim, fiscal de obras da Prefeitura de Dourados e que está acompanhando os trabalhos desde o primeiro dia, o projeto prevê conforto para todos os torcedores.
“Nosso primeiro desafio era a adequação às normas de acessibilidade, que no Ginásio Municipal era zero. Então teremos um espaço totalmente acessível, desde arquibancadas, sanitários para o público e nos novos vestiários que serão construídos”, explica.
O projeto de reforma prevê também a adequação das instalações elétricas que serão refeitas em todas as dependências, atendendo às normas de iluminação para competições.
Mais que isso, o Ginásio Municipal será autossustentável, com instalação de painéis solares para gerar a energia que será consumida. “Esse é um cuidado que estamos tendo em todas as grandes obras. Com a implantação de placas para gerar energia, vamos também diminuir consideravelmente os gastos mensais com a concessionária”, afirma Giselle.
O Ginásio Municipal vai ganhar também novos vestiários para atletas. Os atuais serão reformados e vão ser utilizados para sala de enfermagem e outro exclusivo para árbitros. Na área externa serão construídos vestiários mais amplos, com dois ambientes cada e total acessibilidade. “Essa será uma construção nova, um anexo ao ginásio com acesso direto às quadras por baixo do palco”, detalha.
Na área externa também serão feitas melhorias. O estacionamento será todo cercado, ficando mais seguro para atletas e torcedores. A entrada não será mais pela rua Monte Alegre, mas pela rua Joaquim Alves Taveira, com entradas e saídas independentes e com guaritas. “Toda área em volta terá novas calçadas, com piso tátil, preparadas para serem utilizadas para caminhadas pela comunidade e com segurança”, completa.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
Viola finge para Mavi que perdeu a memória: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 15/01/2025
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (15)
Jão revela a Madalena chantagem de Cacá: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 15/01/2025
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (15)
Ricardo confessa ao padre que pecou contra a castidade: Resumo Tieta, capítulo do dia 15/01/2025
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (15)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.