A pista do aeroporto de Dourados já está em fase final e será entregue em dezembro deste ano. A confirmação foi feita no final da manhã desta quarta-feira (16) pelo comandante do 9º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, coronel Carlos Alexandre Bastos Vaconcellos.

Em entrevista coletiva no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados de Dourados), acompanhado por um capitão do 9º Batalhão e também pelo presidente da Aced, Paulo Campione, o coronel Vasconcellos detalhou a complexidade da obra executada na pista do aeroporto. Ele descartou problemas estruturais que possam comprometer o empreendimento.

“A obra hoje já está com 85% da sua execução em andamento. Não existem problemas na parte de suporte da pista como ventilado e nem irá começar do zero como andaram falando. Essa obra está dentro do prazo definido, que é dezembro de 2023”, explicou o comandante, ressaltando alguns problemas detectados e que já estão sendo corrigidos.

Iniciada em maio de 2021, a obra da reforma da pista do aeroporto de Dourados é executada pelo Exército com orçamento inicial de R$ 72 milhões e deve totalizar mais de R$ 90 milhões, segundo informações do comandante do 9º Batalhão de Engenharia e Construção.

Entretanto, a conclusão da pista, que é responsabilidade do Exército, não significa que o aeroporto já entra em funcionamento. “Caberá depois à prefeitura de Dourados cuidar dos trâmites de liberação da obra e também da execução de ajuste no terminal já existente”, ponderou o coronel.

A reportagem do Midiamax apurou que o projeto de construção de um novo terminal deverá ser encampado pelo Governo do Estado e executado pelo Governo Federal, com recursos do PAC (Programa de Aceleração Continuada).

Nenhum membro da administração municipal participou do encontro. “Fui autorizado pelo prefeito Alan Guedes para falar em nome da prefeitura de Dourados que acompanha de perto as obras de ampliação do aeroporto”, disse o presidente da Aced.