Pular para o conteúdo
Transparência

Ex-prefeito de Rio Brilhante é condenado por usar dinheiro público para pagar seguro de vida

Ele deve ressarcir os cofres públicos e ainda perde os direitos políticos
Renata Portela -
donato prefeito rio brilhante
Ex-prefeito de Rio Brilhante (Reprodução/Facebook)

Nesta segunda-feira (20), o ex-prefeito de , Donado Lopes da Silva (PSDB), foi condenado por ato de improbidade administrativa. Entre os anos de 2005 e 2012, em seus mandados, ele teria usado verba pública para pagar o seguro de vida.

Conforme a sentença da juíza Mariana Rezende Ferreira Yoshida, da Vara Cível de Rio Brilhante, foi demonstrado no processo que Donado teria usado do cargo para pagar o seguro, que era pessoal.

Assim, agiu desta maneira em todos os anos de gestão, ato chamado de “farra do seguro pessoal”. A beneficiária do seguro era a esposa de Donado e, segundo a decisão, ele teria assinado pessoalmente as notas de empenho.

“Seu dolo fica evidente simplesmente pelo fato de ter tomado conhecimento posterior de que o ato era ilegal e mesmo assim não ressarciu os cofres públicos”, pontuou a juíza. Também segundo a magistrada, a conduta do réu tinha como objetivo a obtenção de vantagem indevida.

“Situação que causa enriquecimento ilícito, o que é considerado pelo ordenamento jurídico como o ato de improbidade mais grave”. Com isso, o réu foi condenado a três anos de suspensão dos direitos políticos.

Ele também deve ressarcir integralmente o município pelo dano, em R$ 145.683,85, valor que ainda deve ser corrigido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Era lorota? Homem que disse ter sido atacado por onça na realidade atropelou animal, diz PRF

UFMS

Com recurso parlamentar, UFMS pode ter 1ª Casa de Hóspedes para estudantes

mpms

Procuradora, ex-PGJ e promotores: confira quem deve aplicar prova oral a candidatos de concurso que reprovou 100%

vereadores câmara

Audiência defende o diálogo entre servidores e a gestão para o enfrentamento do sofrimento mental

Notícias mais lidas agora

Antes de matar Salvadora na frente dos filhos, marido acumulava 13 passagens pela polícia

edio bloqueio sed

Na ‘geladeira’, ex-adjunto de Reinaldo recebe salário mesmo após corrupção na SED-MS

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

Decreto do Governo de MS prevê corte de gastos com água, luz e combustível

Últimas Notícias

Transparência

Prefeitura e Câmara de Água Clara são pressionados por controladoria chefiada por comissionado

Recomendação exige ocupação do cargo por concursado. Chefe do legislativo diz que controlador-geral da Câmara é efetivo

Cotidiano

Em MS, mulheres lideram inscrições no Enem dos Concursos

Bloco temático 9, com cargo de maior salário em MS, lidera inscrições no Estado

Esportes

Guanandizão sedia mais três partidas da Superliga C de Voleibol nesta segunda

Modalidade masculina da Etapa Centro-Oeste 2025 acontece em Campo Grande

Famosos

Lucas Guimarães desabafa após Carlinhos Maia sair com mulher: ‘Canalha’

Sincerão, Lucas Guimarães demonstrou incômodo ao ver Carlinhos Maia se envolvendo com Eduarda Luvisneck; entenda a polêmica