Pular para o conteúdo
Transparência

Demora na transferência de pacientes em Campo Grande é alvo de investigação

Idosa esperou por mais de 12 horas para ser levada para hospital
Adriel Mattos -
paciente
(Foto: Divulgação/PMCG)

O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) instaurou notícia de fato para apurar denúncia na demora para transferência de pacientes para hospitais de . A apuração deriva de uma denúncia protocolada na Ouvidoria do MPMS.

Em dezembro de 2022, um morador do denunciou que a tia de 72 anos aguardou por mais de 12 horas por uma transferência. Ela estava esperando ser levada do CRS (Centro Regional de Saúde) Aero Rancho para o Hospital Regional Rosa Pedrossian.

“Como não temos condições de pagar pelo transporte, tivemos que esperar das 11h da manhã até as 2h  da madrugada para que ela fosse transferida”, informou o denunciante. Em contato com o (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ele recebeu a informação de que havia poucas viaturas em serviço e muitas macas retidas em unidades de saúde, ou seja, ocupadas por pacientes.

Em janeiro, a manifestação foi distribuída à 32ª Promotoria de Justiça, que abriu uma notícia de fato. A apuração foi prorrogada por mais 90 dias na semana passada.

No decorrer da investigação, o Samu informou que o tempo médio de atendimento é de 31 minutos, com base nos 6,2 mil atendimentos realizados em novembro de 2022. Até o momento, nem o Samu e nem a (Secretaria Municipal de Saúde) detalharam a situação do atendimento de urgência e emergência ao MP.

A promotora substituta Daniela Cristina Guiotti enviou ofício ao secretário Sandro Benites pedindo esclarecimentos sobre a denúncia, se a situação foi regularizada e se há previsão de ampliar a frota do Samu.

Em fevereiro de 2022, segundo a prefeitura, havia 14 viaturas em operação, frota que teria sido 100% renovada.

O que diz a Sesau

Em nota, a Sesau informou que o Samu opera 11 viaturas na Capital que atendem acidentes de trânsito, emergências clínicas e no transporte interhospitalar de pacientes. A secretaria afirma que diariamente o serviço tem 20 mil ligações e faz 4 mil atendimentos.

“O tempo de atendimento varia de acordo com a complexidade e gravidade da ocorrência. O tempo médio para atendimento de casos de urgência é de 20 minutos”.

Sobre a transferência de pacientes, a secretaria informou que o tempo de espera depende da gravidade e da disponibilidade das viaturas.

“Os episódios recorrentes de retenção de macas é uma preocupação por parte da Secretaria, uma vez que o atendimento é inviabilizado, impactando, desta forma, o atendimento à população. Para tentar minimizar essa situação, o serviço passou a contar com seis macas extras, além dos equipamentos que são dispostos em cada viatura, mesmo não havendo nenhuma portaria ou resolução que o serviço tenha que ter macas reservas.”

A Sesau também afirma que existe lei municipal que prevê como ilegal a retenção de macas porunidades de saúde. ” A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) reitera que tem mantido as tratativas com os hospitais para evitar a retenção das macas, bem como ampliar o número de leitos para reduzir à sobrecarga por atendimento”.

O município também estuda a criação de um serviço exclusivo de transporte interhospitalar. “O que poderia dar mais celeridade na transferência dos pacientes, uma vez que, como mencionado, o SAMU é responsável pelo atendimento de socorro pré-hospitalar nas mais variadas complexidades. Nos últimos cinco anos, o serviço teve 100% da sua frota renovada, saindo de três viaturas operacionais, ou seja, em atendimentos, para as atuais 11 viaturas”, finaliza a Sesau.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Últimas Notícias

Polícia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher nesta sexta-feira é morador da cidade de Anastácio

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina