Pelo terceiro ano consecutivo o Tesouro Nacional avalia com nota A na Capag (Capacidade de Pagamento) a saúde financeira de Dourados. Com isso, o município segue com condições de atrair investidores e contrair financiamentos para aplicar em obras de melhorias em infraestrutura, saúde, educação e cultura.

Ao receber a atualização da avaliação do Tesouro Nacional em relação às finanças do município, o prefeito Alan Guedes ressaltou que essa avaliação faz com que a cidade possa receber financiamento como o do Fonplata (Fundo da Bacia do Prata).

“O trabalho feito pela nossa equipe econômica fez com que, ano a ano, evoluíssemos muito nos índices e chegamos, desde o ano passado e mantido agora, a um equilíbrio fiscal. Ou seja, o município de Dourados consegue honrar as contas do mês, tem capacidade de investimentos e ainda está diminuindo as despesas de longo prazo”, afirma o prefeito.

O objetivo da Capag é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. Para avaliar as finanças de Dourados, o Tesouro Nacional compara três índices.

O primeiro é a dívida consolidada em relação à receita e, neste caso, Dourados conseguiu baixar esse índice de 28,2% em 2020 para 12,5%. Além disso, a atual Gestão conseguiu melhorar os índices de poupança corrente, que indica a capacidade de pagar as contas e fazer investimentos, e de liquidez.