O MPF (Ministério Público Federal), por meio da Procuradoria Federal dos Direitos ao Cidadão, vai acompanhar a adequação do sistema de regulamentação e agendamento das cirurgias eletivas em Corumbá. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (4).

Conforme a procuradora da República Samara Yasser Yassine Dalloul, houve uma reclamação sobre as filas de espera para cirurgias eletivas de pacientes em Corumbá e Ladário. Assim, foi feito pedido para providências e para sanar os problemas.

A Secretaria Municipal de Saúde chegou a adotar medidas para realizar cirurgias de 88 pacientes, com a implantação do Opera MS. Porém, um dos pacientes que estava na denúncia ainda está em processo de encaminhamento.

“A espera levanta preocupações sobre a eficácia e adequação do sistema de regulação e agendamento de cirurgias na região, sendo necessário acompanhamento”, diz trecho da decisão.

Com isso, o MPF instaurou o procedimento administrativo de acompanhamento. Assim, vai acompanhar a eficácia e adequação do sistema de regulamentação e agendamento das cirurgias eletivas.