Pular para o conteúdo
Transparência

Após questionamentos, Dourados apresenta programa de robótica para vereadores

A reunião aconteceu na Secretaria de Educação e todos os parlamentares municipais foram convidados
Marcos Morandi -
Programa adotado na Semed (Foto: Reprodução/Assecom)

A secretária municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, fez uma apresentação detalhada do Programa Municipal de Robótica para vereadores e órgãos de fiscalização do município. O tema é objeto de questionamento sobre sua aplicação e já teve até CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que foi arquivada pelo Legislativo.

A reunião aconteceu na última terça-feira (20), na Semed, e contou com a participação do professor Clovis Augusto Niiyama, coordenador do projeto, que fez uma demonstração do equipamento.

Todos os representantes da Câmara Municipal foram convidados e puderam tirar dúvidas sobre todas as fases do projeto. Participaram os vereadores Tio Bubi, Creusimar Barbosa, Jânio Miguel, Maurício Lemes, Daniel Júnior, Elias Ishy, Marcelo Mourão, Fábio Luís, o presidente Laudir Munaretto e ainda as assessorias do vereador Olavo Sul, Sérgio Nogueira, Juscelino Cabral e Diogo Castilho.

“Nós fizemos o convite para todos, o objetivo é apresentar a quantas andam, como estamos em termos de solução robótica educacional no município de . Muitas coisas são faladas, mas muitas coisas não condizem com a realidade, por isso estamos aqui pra mostrar, explicar como as coisas foram planejadas, com transparência”, explicou o procurador do município, Paulo Cézar Nunes da Silva.

“A robótica é um sonho nosso, de ofertar no ensino público aquilo que, na maioria das vezes, só alunos do ensino particular tem acesso. É dar oportunidade, é garantir equidade. Sei que em breve nossos alunos estarão participando de olimpíadas, levando o nome de Dourados, o nome da nossa Reme”, pontuou a secretária.

Os convidados puderam ver o equipamento, conhecer um pouco mais da programação e tirar dúvidas sobre o projeto. O diretor-geral do Campus de Dourados do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, participou da reunião e explicou a importância do investimento. “A robótica está para além do robô. Robótica significa língua portuguesa, significa linguagem de programação, significa interação social, liderança, criatividade”.

Dez escolas do município já estão com o projeto em pleno funcionamento. Todos os kits seguem os parâmetros e diretrizes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com prática pedagógica reiterada e validada pelo MEC.

Aulas em laboratórios

Os alunos se reúnem em grupo e lidam com uma situação-problema, em que é preciso muita pesquisa, planejamento, raciocínio lógico, criatividade e interpretação de dados para chegar a uma solução.

Em meio a fios e a sensores, eles “aprendem fazendo”, com liberdade para pensar na melhor solução para o que foi proposto pelo professor.

As aulas acontecem em laboratório com o uso de kits de robótica, desenvolvidos para finalidade educacional, ou com o uso de sucatas junto a outros materiais, como motores e sensores controlados por programas de computador.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia