Pular para o conteúdo
Transparência

ANTT define data para começar relicitação da BR-163 em Mato Grosso do Sul

Impasse envolvendo rescisão do contrato e nova concessão se arrasta há 3 anos
Evelin Cáceres -
BR-163, em Mato Grosso do Sul (Foto: Rachid Waqued/CCRMSVia)

A diretoria colegiada da (Agência Nacional de Transportes Terrestres) definiu a data da audiência pública para colher sugestões e contribuições ao contrato de concessão ao programa de exploração da rodovia BR-163 em Mato Grosso do Sul. A publicação foi feita no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17) e é um dos primeiros passos para o andamento do processo de relicitação da concessão da rodovia, que já dura 3 anos.

A audiência tem por finalidade coletar sugestões para os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental que visam a concessão para exploração do lote rodoviário composto pela rodovia BR-163, a partir do entroncamento com a BR-262 em Campo Grande até a divisa do Estado de Mato Grosso do Sul e o Estado de Mato Grosso, no fim da Ponte Rio Correntes.

O período para envio de contribuições será do dia 27 de fevereiro de 2023 até às 18 horas do dia 13 de abril de 2023 (horário de Brasília). A sessão pública será realizada presencialmente e por videoconferência ou outro meio eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal ANTT no YouTube, no dia 22 de março de 2023, a partir das 10h.

Presencialmente, é possível acompanhar no Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES, trecho 03, lote 10, Projeto Orla Polo 8 – Brasília – DF até a capacidade de 353 lugares.

As informações específicas sobre a matéria, bem como as orientações acerca dos procedimentos relacionados à realização e participação na sessão da audiência, estarão disponíveis a partir do dia 17 de fevereiro de 2023, na íntegra, no sítio http://www.antt.gov.br > Participação Social > Audiência Pública nº 3/2023. Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo endereço de e-mail ap003_2023@antt.gov.br

CCR MS Via
CCR MS Via: trecho de cobrança de pedágio na BR-163. Foto: CCR MS Via

BR-163 será dividida em duas rotas

Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a fase de estudos para novo processo identificou a necessidade de subdividir o projeto em dois: Rota Tuiuiú e Rota Pantanal. Os ‘novos’ trechos serão concedidos separadamente.

Além disso, a BR-267/MS, atualmente administrada pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), se integrou a um dos projetos a serem licitados. Conforme a ANTT, a necessidade de adequação foi identificada ainda no estudos iniciais para tornar os trechos mais atrativos.

A denominada Rota Pantanal vai compreender o trecho da BR-163/MS entre Campo Grande e Sonora. Já a Rota Tuiuiú é a que integra a BR-267/MS ao projeto. Ela compreende a 163 do entroncamento com a MS-386 – na divisa com Paraná – ao entroncamento com a BR-262/MS. Já a 267 vai da região de Nova Alvorada do Sul até a divisa com .

Atualmente, a é responsável por toda a extensão da rodovia federal que atravessa Mato Grosso do Sul. A rota vai de Sonora a e tem cerca de 820 km de extensão.

Com a separação, a Rota do Pantanal vai compreender apenas o trecho de Sonora à Capital de MS, que é de 379,60 km. O trecho passa pelas cidades de Coxim, Rio Verde de MT e São Gabriel do Oeste. Já quem for gerir a Rota Tuiuiú, vai ter em torno de 715,05 km de para administrar. São cerca de 468,05 km na BR-163 e mais 247 km da BR-267.

Audiências públicas e análise do TCU

Nos próximos capítulos a desenrolar esse imbróglio, os trechos passam por Audiências Públicas distintas para que a sociedade e interessados se manifestem acerca dos estudos. Conforme a ANTT, o projeto está em fase final de ajustes e deve receber as sugestões até junho de 2023.

Após essa fase, os projetos vão para o TCU (Tribunal de Contas da União). A atual concessionária não poderá participar da nova licitação.

De acordo com a ANTT, os estudos envolvem o levantamento de informações de tráfego, de demanda, de operação e de engenharia. Além de modelagem econômico-financeira e análise jurídica.

Entretanto, durante a estruturação da nova concessão, a CCR garante a continuidade dos serviços e a manutenção dos parâmetros de segurança viária e dos usuários.

Rescisão do contrato da BR-163

A CCR venceu em 2013 o leilão para administrar a BR-163 em MS pelo prazo de 30 anos. A empresa alega ter investido bilhões na rodovia, mas as obras de duplicação não avançaram como o esperado.

Depois de conseguir derrubar no TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região redução de 53,94% no pedágio da rodovia, a concessionária anunciou em 2019 que apresentaria à ANTT pedido para relicitação do contrato de concessão.

A empresa solicitou a devolução amigável em dezembro daquele ano e a assinatura do Termo Aditivo de Relicitação aconteceu em 10 de junho de 2021.

Em balanço financeiro divulgado em 2019, a empresa afirmou que mesmo com aumento de 9% na receita de pedágio entre 2017 e 2018, saltando de R$ 269,3 milhões para R$ 293,6 milhões, houve redução de 18,5% na receita líquida, que caiu de R$ 501,9 milhões para R$ 408,8 milhões. O lucro líquido da concessionária teria despencado de R$ 41,2 milhões para R$ 13,9 milhões em 2018.

O Governo do Estado chegou a solicitar a revisão do contrato e, em contrapartida, a concessionária consultou a ANTT demonstrando interesse em uma relicitação.

Com a relicitação da concessão, pretende-se garantir uma logística eficiente por meio da integração da malha, reduzir custos, ampliar a capacidade de transportes e aumentar a competitividade do país.

“O trecho da BR-163/MS tem importância por promover a logística regional de escoamento da produção agrícola de soja e milho, contribuindo para o desenvolvimento regional do centro-oeste do país”, afirma a ANTT.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro moraes

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

vereadores campo grande

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu o ‘Bruto’? Cãozinho que é alegria do pequeno Nicolas some no Zé Pereira

A família suspeita que um motoqueiro tenha levado o animal

Polícia

Homem tenta disfarçar, mas acaba preso com cocaína em ‘campinho’ da Capital

Droga foi avaliada em R$ 800

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia