Pular para o conteúdo
Transparência

Unanimidade: TJ mantém absolvição de equipe da Santa Casa por mortes no setor de oncologia

Desembargadores entenderam que provas não foram suficientes
Clayton Neves -
santa casa campo grande
Fachada da Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Por unanimidade, desembargadores do Tribunal de Justiça de negaram recurso do Ministério Público Estadual, que tentava derrubar decisão da Justiça que, no ano passado, absolveu dois , uma farmacêutica, farmacêutico manipulador e uma enfermeira da acusação de homicídio culposo, quando não há intenção, pela morte de pacientes no setor de oncologia da Santa Casa no ano de 2014. 

Na sentença, o TJ aponta que as provas apresentadas foram insuficientes para a condenação, já que “os laudos periciais foram inconclusivos e as demais provas apresentadas trouxeram apenas suposições e hipóteses do que poderia ter acontecido para dar causa ao óbito das vítimas, sem que pudesse ser constatado um juízo de certeza e sem que apontasse a culpa específica dos acusados”.

André Borges e Felipe Barbosa, advogados dos profissionais de saúde, comemoraram o resultado e afirmaram que a “análise técnica e isenta levou à conclusão de que médicos e não foram os causadores do lamentável episódio”.

O caso

Em 2014, os pacientes Carmen Insfran Berrnard, Norotilde Grecco de Araújo, Maria da Glória Guimarães e Margarida Isabel de Oliveira fizeram tratamento de câncer na Santa Casa da Capital. Diferente do esperado, ao invés de melhora  no quadro clínico, elas tiveram piora acentuada e acabaram morrendo. Familiares alegaram que as vítimas foram definhando aos poucos, ficando com corpo inchado, mãos e pés descamados.

Cada uma das mulheres apresentou sintomas diferentes, mas todas morreram. Diante das suspeitas de possível erro médico, as famílias acionaram a Polícia Civil. À época, foi instaurado inquérito policial na 1ª Delegacia de Polícia da Capital, que apontou para suposto erro de medicação. As informações eram de que as vítimas poderiam ter sido prejudicadas por uma dosagem irregular, o que levou à piora do quadro de saúde. 

Assim, foi acionada a perícia e colhido depoimento de várias testemunhas, incluindo de profissionais da saúde, bem como de parentes dos pacientes. Entre as informações colhidas, foi apresentado que havia vários problemas nos relatórios, rasuras nos laudos de manipulação das medicações, o que causava desconfiança sobre a qualidade do trabalho. O principal problema apontado por todos era justamente sobre a dosagem dos fármacos.

Como o remédio quimioterápico tem dose farmacológica próxima da dose tóxica, é exigida rigorosa precisão no preparo, já que uma variação mínima de erro já pode ocasionar a morte por intoxicação. Assim, todos os indícios apontavam para erro de manipulação, tanto que até a própria Vigilância Sanitária chegou a essa conclusão em um procedimento, resultando na interdição, à época, do laboratório de remédios quimioterápicos do hospital.

O inquérito foi relatado ao MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) que, por sua vez, ofereceu denúncia. Contudo, as informações e provas não foram o bastante para resultar em uma condenação dos profissionais. No ano passado, todos os investigados foram absolvidos em primeira instância, decisão contestada pelo MP e confirmada pelo TJ.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
capotado

Motorista tenta desviar de buraco e capota carro na MS-338 entre Santa Rita do Pardo e Bataguassu

Titanic

E se Jack e Rose tivessem um ‘final feliz’? Vídeo de inteligência artificial cria desfecho de Titanic

Ventania de 24 km/h derruba árvore e alastra incêndio em Campo Grande

samu

Canal de atendimento do Samu volta a funcionar após furto de fios interromper o serviço

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

motociclista

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Inscrição para o processo seletivo de professor substituto da UFMS termina segunda-feira

Últimas Notícias

Esportes

Brasil sai na frente, mas leva virada da Itália na final da Liga das Nações feminina de vôlei

Seleção brasileira buscava um título inédito

Polícia

Carro fica completamente destruído após motorista bater em carreta na MS-141

Condutor foi desviar de um buraco na pista e acabou batendo em uma carreta bitrem

Polícia

Jovem de 20 anos é decapitado e tem órgãos retirados do corpo em aldeia de Paranhos

A polícia acredita que o rapaz foi torturado antes de ser brutalmente assassinado

Política

Irredutível: Trump avisa que tarifaço é realidade e passa a valer 1º de agosto

Senadores brasileiros, entre os quais os sul-mato-grossenses Nelsinho Trad e Tereza Cristina integram comitiva que tenta convencer governo americano rever plano