Para a carreira de Procurador de Contas, inicialmente substituto, é necessário que o candidato tenha graduação em direito. Serão realizadas provas escritas, objetiva e discursiva, prova oral e de títulos, investigação social e avaliação física e mental dos candidatos. 

Os candidatos interessados em ingressar no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul nos cargos de auditor estadual de controle externo também serão submetidos a avaliações escritas (objetiva e discursiva) e prova de títulos. Para os cargos de analista de gestão institucional e de técnico de gestão institucional, as provas serão objetivas e de títulos. Em ambos os casos, haverá também a investigação social e avaliação de saúde física e mental. 

Os editais de abertura dos concursos públicos serão elaborados e aprovados pela comissão do concurso e conterão as informações sobre o prazo de validade do concurso e a possibilidade de prorrogação. Os editais serão publicados em Diário Oficial e disponibilizados nos sites do e da instituição que executar o certame, dando-se ampla publicidade da realização do concurso por outros meios de comunicação.