O extrato de cessão de uso foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14). Ao todo, serão 13 urnas efetivas, 13 de reserva e 13 de contingência. As eleições serão realizadas em Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. 

No início deste mês, a Justiça Eleitoral sul-mato-grossense recebeu 2.650 unidades das novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições gerais de 2022. O modelo 2020 (UE 2020) traz recursos adicionais de acessibilidade e aprimoramentos em termos de segurança, transparência e agilidade.

Entre as novas funcionalidades, está a maior duração das baterias, processadores mais rápidos e o terminal do mesário com comandos sensíveis ao toque (tela touch). Segundo o TSE, essa tecnologia permitirá mais rapidez na identificação do eleitor na seção eleitoral. Enquanto um eleitor vota, o terminal poderá identificar o próximo eleitor a votar, diminuindo o tempo de espera nas filas.

Além do quantitativo recebido, está previsto, ainda, um último lote com 852 urnas a ser entregue em Mato Grosso do Sul. Na última eleição, realizada em 2020, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul contou com 7.092 urnas eletrônicas, distribuídas em todo Estado, sendo 6.096 urnas de seção e 996 urnas de contingências.