Pular para o conteúdo
Transparência

TCE suspende licitação de obra em Campo Grande após Agesul barrar empresa com menor preço

A agência é vinculada e supervisionada pela Seinfra
Graziella Almeida -
Sede da Agesul, no Parque dos Poderes, em Campo Grande
Sede da Agesul, no Parque dos Poderes, em Campo Grande - Arquivo, Midiamax

O TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) decidiu pela de licitação após a (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos) – autarquia vinculada e supervisionada pela (Secretaria de Infraestrutura) – desabilitar a Full Tec Engenharia LTDA sem ter apresentado justificativa, segundo afirmado pela empresa. A medida cautelar foi publicada no Diário Oficial da instituição desta quarta-feira (06).

Conforme a denúncia apresentada pela empresa, a Agesul abriu um processo licitatório, de ampla concorrência, para reforma e ampliação do Centro Cultural José Otávio Guizzo. No entanto, a Full Tec Engenharia LTDA participou da abertura, mas teve a documentação inabilitada pela comissão licitatória da agência, que é vinculada e supervisionada pela Seinfra.

Após a recusa da documentação, a empresa afirmou que iria interpor o recurso da decisão, visto que a comissão estava atuando de forma desigual e habilitando as demais concorrentes que não cumpriam com os quesitos pedidos no edital de licitação.

A Full Tec Engenharia apontou três itens que foram descumpridos pela empresa Poligonal Engenharia LTDA, sendo um deles a falta de engenheiros mecânicos e elétricos no quadro de funcionários, a desconsideração no índice de endividamento geral da Poligonal, entre outros.

Em outra parte da denúncia, a Full Tec atentou que, na data de abertura do processo, constou em ata que a comissão iria publicar o aviso para que as empresas recorressem com recurso, o que terua sudi descumprido pela Agesul, segundo a denúncia.

Com o atraso, a denunciante solicitou a entrega da nova documentação para o dia 16/03, mas a comissão licitatória divulgou o resultado antes da data prevista.

A apresentação do recurso administrativo foi interposto, ou seja, apresentada fora do prazo legal estipulado e a Agesul seguiu com os atos do processo licitatório com a única habilitada. Diante disso, a Full Tec Engenharia pontuou itens como prejuízo erário em decorrência de contratações feitas por licitações irregulares e pediu a aplicação de medida cautelar, determinando a suspensão do processo licitatório.

Decisão do TCE

Após a apresentação da denúncia, o processo foi designado para o relator, o conselheiro Ronaldo Chadid que determinou os incisos discriminatórios para a adoção da medida cautelar a Agesul.

A ação pede a suspensão imediata do processo licitatório 06/2022, a fim de evitar o prejuízo erário, a anulação dos atos praticados, a republicação do edital, apresentação de uma nova proposta afim de ampliar concorrência, além da escolha concisa da empresa que apresentar a melhor sugestão.

Consta na decisão que “a Administração, mediante o poder da autotutela, anule os atos praticados a partir da fase de habilitação do certame com republicação do edital convocatório para fins de habilitação e apresentação de nova proposta, uma vez que já houve a abertura do envelope do numerário indicado pela única empresa habilitada, possibilitando assim, almejar a ampliação da concorrência e a melhor proposta”.

O TCE também intimou o diretor-presidente da Agesul, Emerson Antonio Marques Pereira e a presidente da comissão licitatória, Rosemary Canhete Jara Diniz para que sejam orientados da medida imposta e cumpra de imediatos as determinações judiciais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
(Foto: Ilustrativa)

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país

MS em Ação: comunidades indígenas de Porto Murtinho recebem atendimento jurídico e social neste sábado

Criança de 2 anos morre após ser atacada por pitbull da família no interior de SP

Homem morre após ser puxado por uma máquina de ressonância magnética nos EUA

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

‘Amigo de todos’: morte de motociclista causa comoção em Nova Alvorada do Sul

Últimas Notícias

Brasil

Delegado atacado por Eduardo Bolsonaro presta depoimento sobre golpe ao STF

Delegado da PF foi como testemunha do ex-assessor da Presidência, Filipe Martins

Transparência

Petrallás faz acordo para pagar R$ 128 mil e evitar bloqueio de convênio milionário da FFMS

Presidente do futebol de MS reconheceu responsabilidade sobre falta de prestação de contas quando comandou Liga Profissional de Futebol do Estado

MidiaMAIS

Arapuca Literária do Sesc MS terá programação gratuita voltada à literatura em Campo Grande

Semana Sesc de Literatura une leitura, teatro e poesia em Campo Grande

Polícia

Polícia encontra celular com preso suspeito de intermediar veículo usado em tiroteio na fronteira

Cela do detento foi alvo de operação no último fim de semana para investigações sobre tiroteio que terminou com dois mortos