Pular para o conteúdo
Transparência

TCE suspende licitação de obra em Campo Grande após Agesul barrar empresa com menor preço

A agência é vinculada e supervisionada pela Seinfra
Graziella Almeida -
Sede da Agesul, no Parque dos Poderes, em Campo Grande
Sede da Agesul, no Parque dos Poderes, em Campo Grande - Arquivo, Midiamax

O TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) decidiu pela suspensão de licitação após a (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos) – autarquia vinculada e supervisionada pela (Secretaria de Infraestrutura) – desabilitar a Full Tec Engenharia LTDA sem ter apresentado justificativa, segundo afirmado pela empresa. A medida cautelar foi publicada no Diário Oficial da instituição desta quarta-feira (06).

Conforme a denúncia apresentada pela empresa, a Agesul abriu um processo licitatório, de ampla concorrência, para reforma e ampliação do Centro Cultural José Otávio Guizzo. No entanto, a Full Tec Engenharia LTDA participou da abertura, mas teve a documentação inabilitada pela comissão licitatória da agência, que é vinculada e supervisionada pela Seinfra.

Após a recusa da documentação, a empresa afirmou que iria interpor o recurso da decisão, visto que a comissão estava atuando de forma desigual e habilitando as demais concorrentes que não cumpriam com os quesitos pedidos no edital de licitação.

A Full Tec Engenharia apontou três itens que foram descumpridos pela empresa Poligonal Engenharia LTDA, sendo um deles a falta de engenheiros mecânicos e elétricos no quadro de funcionários, a desconsideração no índice de endividamento geral da Poligonal, entre outros.

Em outra parte da denúncia, a Full Tec atentou que, na data de abertura do processo, constou em ata que a comissão iria publicar o aviso para que as empresas recorressem com recurso, o que terua sudi descumprido pela Agesul, segundo a denúncia.

Com o atraso, a denunciante solicitou a entrega da nova documentação para o dia 16/03, mas a comissão licitatória divulgou o resultado antes da data prevista.

A apresentação do recurso administrativo foi interposto, ou seja, apresentada fora do prazo legal estipulado e a Agesul seguiu com os atos do processo licitatório com a única habilitada. Diante disso, a Full Tec Engenharia pontuou itens como prejuízo erário em decorrência de contratações feitas por licitações irregulares e pediu a aplicação de medida cautelar, determinando a suspensão do processo licitatório.

Decisão do TCE

Após a apresentação da denúncia, o processo foi designado para o relator, o conselheiro que determinou os incisos discriminatórios para a adoção da medida cautelar a Agesul.

A ação pede a suspensão imediata do processo licitatório 06/2022, a fim de evitar o prejuízo erário, a anulação dos atos praticados, a republicação do edital, apresentação de uma nova proposta afim de ampliar concorrência, além da escolha concisa da empresa que apresentar a melhor sugestão.

Consta na decisão que “a Administração, mediante o poder da autotutela, anule os atos praticados a partir da fase de habilitação do certame com republicação do edital convocatório para fins de habilitação e apresentação de nova proposta, uma vez que já houve a abertura do envelope do numerário indicado pela única empresa habilitada, possibilitando assim, almejar a ampliação da concorrência e a melhor proposta”.

O TCE também intimou o diretor-presidente da Agesul, Emerson Antonio Marques Pereira e a presidente da comissão licitatória, Rosemary Canhete Jara Diniz para que sejam orientados da medida imposta e cumpra de imediatos as determinações judiciais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente relata abuso e escola aciona GCM em Campo Grande

Dor da separação: Realidade de 80% das mulheres encarceradas no presídio de Campo Grande

Quando a vida surpreende, mães reinventam ‘manual da maternidade’

Moto-entregador é levado para UPA após ser atingido por carro na Gury Marques

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Nicole Kidman exibeu novo visual com cabelo curtíssimo no Met Gala 2025

Últimas Notícias

Polícia

Mulher denuncia abuso durante massagem gratuita em ação de Dia das Mães em Campo Grande

O homem acusado de importunação sexual prestava serviços como freelancer para a marca responsável pela ação

Polícia

Taxista é preso suspeito de estuprar passageira em MS

Vítima buscou ajuda em hospital.

MidiaMAIS

Feira O Balaio reunirá mais de 150 expositores na Esplanada Ferroviária de Campo Grande

A feira O Balaio ocorre neste domingo de Dia das Mães

Trânsito

Motorista embriagado é preso após cair em ribanceira na Avenida Duque de Caxias

O rapaz disse aos policiais que havia consumido cerca de 15 latas de cerveja