Pular para o conteúdo
Transparência

Sorteio de lotes divulgado apenas em rede social de prefeito é investigado em MS

MPMS instaurou inquérito civil para apurar o ocorrido
Arquivo -
Loteamento Pantanal está sendo construído em Aquidauana
Loteamento Pantanal está sendo construído em Aquidauana

O MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito civil para apurar a irregularidade na distribuição de lotes, mediante , realizada pelo município de , a 81 quilômetros de Campo Grande. O Juninho Ribeiro (PSDB) e a Câmara Municipal foram acionados para prestar esclarecimentos. 

Conforme edital de investigação publicado no Diário Oficial desta sexta-feira 911), assinado pela promotora Juliana Pellegrino Vieira, da Promotoria de Justiça da Comarca de , foram encaminhadas às ouvidoria denúncias de que no dia 3 de setembro de 2019, o prefeito publicou em suas redes sociais as inscrições para o sorteio de lotes.

Consta que os interessados deveriam fazer um cadastro com cópias do RG e CPF, comprovante de residência e título de eleitor. Para tanto, não poderia ter sido beneficiado em projetos de habitação popular e tampouco ter imóvel registrado em seu nome ou em nome do cônjuge.

No dia 15 de abril de 2021, foi proposto pelo Executivo novo projeto de Lei, apenas com algumas mudanças, tais como troca de nome de beneficiários. Para o MPMS, nota-se de início eventual violação ao princípio da publicidade, uma vez que o suposto sorteio de lotes teria sido divulgado apenas em rede social do Prefeito Municipal. 

Além disso, no Projeto de Lei encaminhado à Câmara, consta apenas a expressão “ampla divulgação” e que “a data, horário e local da realização do sorteio, mencionado no parágrafo anterior, será divulgada no Diário Oficial do Município, rádio e por publicações nas redes sociais do Município”, nada mencionando a lei acerca dos requisitos objetivos exigidos aos participantes.

“Outrossim, frise-se que, de acordo com o artigo 17 da Lei nº 8.666/93 e com o artigo 106, §7º da Lei Orgânica do Município de Rochedo, a doação de bens prevista tanto pela Lei Federal, como pela Lei Orgânica, somente é admitida para fins sociais, o que, prima facie, não se vislumbra no caso, haja vista que a seleção dos participantes se deu, como dito, por meio de sorteio, não havendo notícias de publicidade de eventual processo de seleção, avaliação e aprovação pela Secretária de Assistência Social de Rochedo, sendo que sequer foi exigido para participação no certame cópias de carteira de trabalho, holerite, inscrição em programas assistenciais ou outros documentos para análise da situação financeira do candidato”, afirma a promotora.

Assim, como o referido sorteio foi anunciado inicialmente em 2019, antes do ano eleitoral de 2020, o MPMS levantou suspeita sobre possível caráter eleitoreiro do ato. Neste sentido, pediu ao município a cópia de documentos referentes às publicações em Diário Oficial, relação de inscritos e detalhamento do processo de seleção, bem como informações de que a Câmara estava ciente do processo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo empata com o Ceará e mantém a liderança do Brasileiro de olho na Copa do Brasil

VÍDEO: Turistas flagram onça atacando jacaré em parque do Pantanal

Lula descarta desafiar EUA, mas diz que Brasil não é republiqueta

Motorista bate em carro estacionado e é preso tentando fugir a pé em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Manifestantes saem às ruas de MS por anistia e contra o STF

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Datafolha: 61% se recusam a votar em candidato com promessa de anistiar Bolsonaro por 8/1

Últimas Notícias

Mundo

VÍDEO: Vulcão entra em erupção na Rússia após 450 anos

Evento ocorre após forte terremoto na semana passada

Esportes

Com reservas, Palmeiras empata com o Vitória e fica 4 pontos atrás de Flamengo e Cruzeiro

Empate coloca mais pressão sobre o time do técnico Abel Ferreira, para garantir vaga nas quartas de final da Copa do Brasil

Trânsito

Motociclista fica ferido em acidente no Tijuca, em Campo Grande

Corpo de Bombeiros e Samu estiveram no local

Mundo

Demissão de chefe de estatísticas do trabalho pode criar crise de credibilidade de dados nos EUA

Especialistas afirmam que a decisão representa um ataque sem precedentes à credibilidade dos dados econômicos americanos