Pular para o conteúdo
Transparência

Sancionada lei que regionaliza unidades de saneamento básico em MS

Municípios podem aderir à regionalização
Renata Volpe -
ETE em Campo Grande - Assessoria, Ilustrativa

Sancionada em Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (15), lei regula a instituição de Unidades Regionais de em Mato Grosso do Sul.

Portanto, conforme a sanção, considera-se Unidade Regional de Saneamento Básico a modalidade de prestação regionalizada de serviços de abastecimento de água e de coleta, tratamento e disposição final de esgotos sanitários, instituída por lei estadual, com o objetivo de atingir as metas de universalização previstas na Lei Federal nº 11.445, de 2007.

Assim, as Unidades Regionais serão compostas pelo agrupamento de Municípios, limítrofes ou não, para promover conjuntamente o abastecimento de água e a coleta, o tratamento e a disposição final de esgotos sanitários, viabilizando o ganho de escala e a sustentabilidade técnica e econômica na prestação dos serviços.

Contudo, ficam instituídas duas Unidades Regionais de Saneamento Básico para a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, compostas pelos 79 Municípios.
Entretanto, a adesão dos municípios à respectiva Unidade Regional é facultativa, ou seja, depende de cada gestor querer ou não participar da regionalização.

A adesão dos municípios não prejudicará os contratos de concessão e os contratos de programa regulares e vigentes na data de publicação da lei.

Clique aqui e confira a sanção na íntegra.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vanildo e Fabiana, transplante de rins

10 anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

tempo

Tempo frio e seco: frente fria se aproxima e MS permanece com alerta para baixa umidade do ar

Atropelado há quase duas semanas, motoentregador continua internado em estado grave

bandeirantes

TCE-MS determina que ex-prefeito devolva R$ 100 mil por contratar serviços sem licitação

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Prefeitura de Bonito justifica processo seletivo sem cota por falta de lei municipal

Últimas Notícias

Trânsito

Trabalhador se envolve em acidente grave a caminho do trabalho na BR-060

A vítima pilotava uma motocicleta quando teria colidido com a traseira de uma carreta

Brasil

‘Saí de mim’, diz fisiculturista após ser preso por espancar namorada

Mulher esta internada na UTI

Política

Tereza Cristina diz que Brasil demora em negociar com os EUA e cita seção 301

Situação é grave e o governo federal precisa agir rápido, diz senadora em vídeo publicado nas redes sociais

Cotidiano

‘Aliado’ do comércio em Campo Grande, Pix entra na mira de investigação do governo dos EUA 

Modalidade é preferência de uso entre sul-mato-grossenses e soma mais de 800 milhões de chaves ativas no Brasil