Sancionada lei que regionaliza unidades de saneamento básico em MS

Municípios podem aderir à regionalização

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
ETE em Campo Grande – Assessoria, Ilustrativa

Sancionada em Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (15), lei regula a instituição de Unidades Regionais de Saneamento Básico em Mato Grosso do Sul.

Portanto, conforme a sanção, considera-se Unidade Regional de Saneamento Básico a modalidade de prestação regionalizada de serviços de abastecimento de água e de coleta, tratamento e disposição final de esgotos sanitários, instituída por lei estadual, com o objetivo de atingir as metas de universalização previstas na Lei Federal nº 11.445, de 2007.

Assim, as Unidades Regionais serão compostas pelo agrupamento de Municípios, limítrofes ou não, para promover conjuntamente o abastecimento de água e a coleta, o tratamento e a disposição final de esgotos sanitários, viabilizando o ganho de escala e a sustentabilidade técnica e econômica na prestação dos serviços.

Contudo, ficam instituídas duas Unidades Regionais de Saneamento Básico para a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, compostas pelos 79 Municípios.
Entretanto, a adesão dos municípios à respectiva Unidade Regional é facultativa, ou seja, depende de cada gestor querer ou não participar da regionalização.

A adesão dos municípios não prejudicará os contratos de concessão e os contratos de programa regulares e vigentes na data de publicação da lei.

Clique aqui e confira a sanção na íntegra.

Conteúdos relacionados

MPMS pagará R$ 980 mil ao longo de 4 anos por serviço de segurança de redes (Arquivo)