Prefeitura de MS é acusada de dano ambiental por drenagem mal feita que prejudicou córrego
O município de Ivinhema, a 291 quilômetros de Campo Grande, é alvo de ação civil pública por dano ambiental, em razão do mal planejamento do escoamento de águas pluviais na cabeceira do córrego Azul, localizado nas proximidades dos bairros Vitória e Jardim Aeroporto. Foi constatada erosão que coloca em risco os moradores no entorno. A […]
Renan Nucci –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O município de Ivinhema, a 291 quilômetros de Campo Grande, é alvo de ação civil pública por dano ambiental, em razão do mal planejamento do escoamento de águas pluviais na cabeceira do córrego Azul, localizado nas proximidades dos bairros Vitória e Jardim Aeroporto. Foi constatada erosão que coloca em risco os moradores no entorno.
A ação foi protocolada pelo promotor Allan Thiago Barbosa Arakaki, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ivinhema. Consta nos autos que após denúncias, foi instaurado inquérito para apurar a existência de erosão como consequência da falta de um plano adequado de escoamento de águas pluviais, na gestão do ex-prefeito Éder Uilson França Lima.
Foram acionados técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), bem como da Polícia Militar Ambiental, em busca de informações sobre as condições do córrego e providências adotadas. A polícia descobriu que o local estava sendo escavado para extração de arenito, bem como usado como depósito de lixo e restos de podas, motivo pelo qual havia uma grande cratera.
O município chegou a apresentar um projeto de recuperação. Em visita ao local, peritos viram que a área estava cercada, os barrancos haviam sido remodelados e não havia mais retirada de areia. Obras de drenagem em bairros vizinhos haviam sido concluídas e o volume era destinado um dissipador, que deixou de sobrecarregar o córrego. A vegetação estava se recuperando também.
Contudo, apesar de todos os avanços, ainda havia presença de gado, assim como paredões e voçorocas, o que demonstravam sinais de instabilidade e dano ambiental em potencial. O depósito municipal de resíduos continuava a funcionar no local e havia necessidade de reparos no dissipador do Jardim Aeroporto.
Dano ambiental
“É importante salientar que os danos estão constatados e o potencial de gigantescas lesões futuras é flagrante. Está comprovado que o Município de Ivinhema não agiu de forma a cumprir integralmente seu dever de realizar obras para o escoamento adequado de águas”, afirmou o promotor na ação por dano ambiental contra a Prefeitura de Ivinhema.
A principal alegação é de que o município não dispõe de um plano diretor de drenagem e esgotamento sanitário, bem como foi comprovada a execução irregular de empreendimentos e loteamentos, “aprovados indevidamente ou simplesmente não fiscalizados pelo poder público”. O procedimento tramita na 1ª Vara de Ivinhema, sob cuidados do Juiz Rodrigo Barbosa Sanches.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Cuiabá cede empate ao Juventude e se complica ainda mais na luta contra o rebaixamento
Veterano Nenê saiu do banco para marcar e conquistar ponto importante para o Juventude no Brasileiro
Estudantes que irão fazer o Enade devem preencher questionário ainda neste sábado
Prova será aplicada no domingo (24) para 283.550 acadêmicos inscritos
Ministra do Meio Ambiente avalia COP29 como uma ‘experiência difícil’
Marina também se referiu à COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025como a “COP das COPs”, destacando sua importância simbólica e estratégica para a restauração da Amazônia e o enfrentamento das crises climáticas
Botafogo empata no final contra o Vitória, mas perde a liderança do Brasileiro
Palmeiras assumiu a liderança, com os mesmos 70 pontos alcançados pelo Botafogo. Equipes se enfrentam na terça-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.