A Prefeitura de Campo Grande abriu pregão eletrônico para compra de ônibus adaptado por R$ 408.247,21. O aviso da concorrência e o edital foram divulgados nesta terça-feira (1º).
Segundo a justificativa, a intenção é criar projeto chamado ‘Banho de Cidadania’, criado pela Subsecretaria de Direitos Humanos, para dar acesso às pessoas em situação de rua, a bens e serviços de reinserção e reintegração social.
No edital, está descrito saneamento básico, por exemplo, para diminuir ‘potenciais problemas de saúde pública’. O projeto de Campo Grande é inspirado em uma iniciativa chamada LAVA MAE, desenvolvido em São Francisco, nos Estados Unidos.
“A Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, em parceria com universidades e empresas privadas, implantará em Campo Grande/MS a iniciativa inovadora de adquirir um ônibus equipado com chuveiros de água aquecida, vestiários, vaso sanitário, pia além de fornecer ‘kits de
Higiene’ (toalha, sabonete, pente, escova e pasta de dente, absorvente para as mulheres)”.
Ainda de acordo com o edital, o veículo será adaptado para cadeirantes e, por meio do atendimento, será dada oportunidade de acesso aos outros serviços públicos, com possibilidade de novas oportunidades e caminhos.