Pular para o conteúdo
Transparência

Prazo para desativar aterro de Campo Grande termina em 2023 e Câmara promete fiscalizar

Presidente da Casa de Leis diz que é preciso seriedade e rapidez no assunto
Anna Gomes -
aterro
Arquivo

O prazo para desativação do aterro sanitário de termina em 2023 e a Municipal da Capital diz que vai ficar de olho no período de tempo limite de “vida útil” fixado para o ano que vem.

O Presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, diz que a Casa de Leis vai fiscalizar os prazos, ressaltando que é preciso seriedade e rapidez. Ele também adianta que é preciso realizar audiências públicas para debater o assunto.

“Temos duas pautas importantes, uma delas é referente aos cemitérios. Hoje em dia não temos lugar para enterrar ninguém, nem cachorro. Precisamos discutir sobre os cemitérios e o lixão. Tem a questão ambiental que também precisa ser analisada. É preciso seriedade e rapidez, mas temos alguns impedimentos que é a ambiental. A Câmara vai fiscalizar, vai realizar audiências públicas”, disse Carlão.

Em julho deste ano, durante uma agenda pública, a Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), disse que vai manter o prazo, mas no mesmo mês o gerente da Solurb, empresa que faz a coleta de lixo da Capital, afirmou ser “muito difícil” todo o trâmite ser concluído no prazo.

“Temos uma comissão da Planurb (Agência Municipal de e Planejamento Urbano) juntamente com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), que estão estudando novas possibilidades. Tudo está sendo realizado com esse prazo de 2023″, disse Adriane Lopes.

Apesar de afirmar que tudo será cumprido dentro do prazo, a prefeita não deu mais detalhes sobre o andamento dos estudos ambientais para a liberação da nova área.

A equipe de reportagem do Midiamax entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira (26) para saber sobre os andamentos dos estudos e se existe previsão de quando eles serão concluídos. A Semadur informou que foram apresentados ao órgão ambiental municipal os projetos e estudos referentes ao Aterro Sanitário Ereguaçu, que substituirá o Aterro Sanitário II. Esses estudos já foram aprovados pela Comissão de Controle Ambiental e aguarda a aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente para a aprovação final e emissão da Licença Ambiental Prévia.

Aterro Sanitário

Hoje, é de 45 hectares a área do aterro sanitário da Capital, às margens da BR-262, no Bairro Dom Antônio. Na Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) tramita projeto de licenciamento de espaço duas vezes maior, com aproximadamente 90 hectares.

Ao contrário do Município, na avaliação de Bruno Veloso Vilela, gerente operacional da Solurb, o processo fica para 2024. “Acredito que para o ano que vem ainda não será possível, pelo menos não no início do ano. É um empreendimento muito grande que depende de diversos estudos que ainda estão sendo analisados. Para 2023 acho muito difícil”, afirmou.

Com previsão inicial de receber resíduos somente até 2023, o aterro sanitário de Campo Grande terá de “aguentar” os descartes por pelo menos mais um ano, até que a Prefeitura destrave licenças ambientais e alvarás exigidos para ativação de uma nova área. Em 2021, estudo apontou que o limite de “vida útil” do ponto seria até o ano que vem.

*Matéria editada às 12h17 para acréscimo de informações

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Últimas Notícias

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira