Prazo para desativar aterro de Campo Grande termina em 2023 e Câmara promete fiscalizar
Presidente da Casa de Leis diz que é preciso seriedade e rapidez no assunto
Anna Gomes –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prazo para desativação do aterro sanitário de Campo Grande termina em 2023 e a Câmara Municipal da Capital diz que vai ficar de olho no período de tempo limite de “vida útil” fixado para o ano que vem.
O Presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, diz que a Casa de Leis vai fiscalizar os prazos, ressaltando que é preciso seriedade e rapidez. Ele também adianta que é preciso realizar audiências públicas para debater o assunto.
“Temos duas pautas importantes, uma delas é referente aos cemitérios. Hoje em dia não temos lugar para enterrar ninguém, nem cachorro. Precisamos discutir sobre os cemitérios e o lixão. Tem a questão ambiental que também precisa ser analisada. É preciso seriedade e rapidez, mas temos alguns impedimentos que é a ambiental. A Câmara vai fiscalizar, vai realizar audiências públicas”, disse Carlão.
Em julho deste ano, durante uma agenda pública, a Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), disse que vai manter o prazo, mas no mesmo mês o gerente da Solurb, empresa que faz a coleta de lixo da Capital, afirmou ser “muito difícil” todo o trâmite ser concluído no prazo.
“Temos uma comissão da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) juntamente com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), que estão estudando novas possibilidades. Tudo está sendo realizado com esse prazo de 2023”, disse Adriane Lopes.
Apesar de afirmar que tudo será cumprido dentro do prazo, a prefeita não deu mais detalhes sobre o andamento dos estudos ambientais para a liberação da nova área.
A equipe de reportagem do Midiamax entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira (26) para saber sobre os andamentos dos estudos e se existe previsão de quando eles serão concluídos. A Semadur informou que foram apresentados ao órgão ambiental municipal os projetos e estudos referentes ao Aterro Sanitário Ereguaçu, que substituirá o Aterro Sanitário Dom Antônio Barbosa II. Esses estudos já foram aprovados pela Comissão de Controle Ambiental e aguarda a aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente para a aprovação final e emissão da Licença Ambiental Prévia.
Aterro Sanitário
Hoje, é de 45 hectares a área do aterro sanitário da Capital, às margens da BR-262, no Bairro Dom Antônio. Na Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) tramita projeto de licenciamento de espaço duas vezes maior, com aproximadamente 90 hectares.
Ao contrário do Município, na avaliação de Bruno Veloso Vilela, gerente operacional da Solurb, o processo fica para 2024. “Acredito que para o ano que vem ainda não será possível, pelo menos não no início do ano. É um empreendimento muito grande que depende de diversos estudos que ainda estão sendo analisados. Para 2023 acho muito difícil”, afirmou.
Com previsão inicial de receber resíduos somente até 2023, o aterro sanitário de Campo Grande terá de “aguentar” os descartes por pelo menos mais um ano, até que a Prefeitura destrave licenças ambientais e alvarás exigidos para ativação de uma nova área. Em 2021, estudo apontou que o limite de “vida útil” do ponto seria até o ano que vem.
*Matéria editada às 12h17 para acréscimo de informações
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
Últimas Notícias
Atenção, motoristas: três semáforos estão desligados na Avenida Costa e Silva em Campo Grande
Os motoristas que irão passar pela Avenida Calógeras e continuar pela Avenida Costa e Silva devem ficar atentos aos semáforos deligados na região. No total, três aparelhos estão sem funcionar na manhã deste sábado (23). Um dos semáforos desligados está na altura do Cemitério Santo Antônio, no cruzamento da Avenida Calógeras com a Avenida Salgado…
Rafa Vitti constrange Tata Werneck com revelação sexual na frente do sogro
No Lady Night, Rafa Vitti pega Tata Werneck despreparada e faz revelação íntima do casal na frente do sogro; veja o vídeo do momento
Dudu Nobre e espetáculo acrobático movimentam fim de semana em Campo Grande
Feira de brechós também é opção para campo-grandenses
Processo seletivo para assistente de educação está com inscrições abertas em Campo Grande
As vagas exigem nível médio e a remuneração prevista é de R$ 1,9 mil para uma jornada de trabalho de 40h
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.