Pular para o conteúdo
Transparência

Operação vaga zero: 40% dos contratos de Selvíria eram realizados por dispensa de licitação

De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura de Selvíria, 29 dos 74 contratos disponibilizados para consulta e firmados entre os anos de 2015 e 2020 foram realizados por dispensa de licitação. É justamente a essa forma de dispensa, considerada ilegal, que desencadeou a Operação vaga zero nesta quinta-feira (7), que apura crimes de … Continued
Evelin Cáceres -
Divulgação Dracco

De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura de Selvíria, 29 dos 74 contratos disponibilizados para consulta e firmados entre os anos de 2015 e 2020 foram realizados por dispensa de licitação. É justamente a essa forma de dispensa, considerada ilegal, que desencadeou a Operação vaga zero nesta quinta-feira (7), que apura crimes de fraude em licitação, peculato e possível associação criminosa.

Painel de licitação conta com diversas dispensas (Reprodução)

O Dracco (Departamento de Repressão à e ao Crime Organizado), da Polícia Civil, e a Delegacia Regional de Três Lagoas, realizaram a operação em Selvíria, cumprindo mandados de busca e apreensão a pedido do Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Três Lagoas na Prefeitura de Selvíria, nas dependências da Secretaria de Saúde, de Finanças e de Licitações e contratos, bem como cumprimento de medida cautelar junto ao do Município, onde foram recolhidos documentos de interesse da investigação que apura crimes de fraude em licitação, peculato e possível associação criminosa.

Secretaria dispensando licitação

As investigações tiveram início na Delegacia de Polícia Civil de Selvíria e, posteriormente, foram encaminhadas ao Dracco, por se tratarem de crimes contra a administração pública. As denúncias são de que a Secretaria de Saúde do Município estaria dispensando licitações de forma ilegal em favor de empresas prestadoras de serviços , indicando justificativas genéricas, para transporte médico de urgência e emergência (“vaga-zero”) de pacientes do hospital de Selvíria para , entre os anos de 2015 a 2019.

 Empresas de outro Estado, distantes cerca de 700km de Selvíria, teriam sido contratadas para prestação do serviço, sem demonstração de justificativa clara que indicasse a dispensa de sua contratação. Além disso, outros elementos chamaram à atenção para irregularidades, tais como: sucessivas dispensas de licitação para contratação de serviços médicos de transporte intermunicipal de pacientes SUS não precedidas do devido procedimento formal; Dispensas essas ocorridas em curto espaço de tempo, tendo sempre o mesmo objeto, qual seja, o transporte intermunicipal de pacientes SUS em situações de urgência e emergência para cidades referenciadas (Campo Grande e Três Lagoas), sendo que, a Secretária Municipal de -MS já dispunha de serviço próprio de UTI móvel que poderia realizar essa função; dentre outras,  o que não justificaria o transporte contratado.               

Os documentos arrecadados foram encaminhados para sede do Dracco para continuidade das apurações que tramitam em segredo de justiça.

Prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos (PSDB) disse que as investigações são referentes a período anterior ao seu mandato, já que se referem a irregularidades entre 2015 e 2019 e ele tomou posse em 2021. “Mesmo assim informo que fornecerem todo o material necessário para as investigações. Estamos à disposição para todos os esclarecimentos sobre o assunto”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

STF faz maioria para condenar Cid por abolição do Estado democrático de Direito

Polícia investiga se carro encontrado em chamas foi usado em execução no Paraguai

Mulher ganha na Justiça direito a receber tratamento gratuito à base de canabidiol em MS

Filhos de Bolsonaro exaltam voto de Fux nas redes sociais e pedem anulação de julgamento

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos disfarçava mais de R$ 600 mil em propina falando de carro: ‘motor é 3.1?’

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus foi aprovado por unanimidade, diz vereadora

STF faz maioria para condenar Cid por abolição do Estado democrático de Direito

Polícia esclarece morte de homem em confronto com a PM e esfaqueamento de mulher em Nova Alvorada do Sul

Últimas Notícias

Trânsito

Mulher vai parar embaixo de caminhão após se envolver em acidente na avenida Cônsul Assaf Trad

A roda do veículo teria passado por cima da perna da mulher que estava na garupa de uma motocicleta

Política

Vice diz que aguarda Câmara para assumir Executivo de Terenos após prisão de prefeito

Prefeito de Terenos foi apontado como chefe de organização criminosa

Cotidiano

Defensoria leva atendimento jurídico gratuito à população vulnerável da Vila Nhanhá

Mutirão será nesta quinta-feira (11), das 16h às 18h30

Transparência

Prefeito de Terenos disfarçava mais de R$ 600 mil em propina falando de carro: ‘motor é 3.1?’

Henrique Budke enviou servidor público para receber propina de empreiteiro em Campo Grande