O ministro do Meio Ambiente Joaquim Álvaro Pereira Leite nomeou o coronel dos Bombeiros Waldemir Moreira Júnior como Superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso do Sul. A publicação foi feita no Diário Oficial da União desta terça-feira (2).

O coronel foi nomeado após a exoneração de Carlos de Oliveira Guandalim. Em março, o coronel, que é representante da Semagro (secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), assumiu a coordenação do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal).

O Gretap foi criado em abril de 2021 para organizar e promover o resgate técnico, o atendimento e o acolhimento dos animais, principalmente dos silvestres, vitimados em desastres ambientais; coordenar a elaboração do plano de ações para diagnóstico, prevenção, monitoramento, controle, fiscalização, combate e educação ambiental.

O grupo está estruturado para operar em casos de desastres naturais, como os incêndios florestais, os quais demandam força-tarefa e coordenação para socorrer os animais feridos e doentes.