Pular para o conteúdo
Transparência

MAPA aprova Zoneamento Agrícola de Risco Climático para 2ª safra do feijão em MS

Zoneamento Agrícola foi aprovado para ano-safra 2022/2023, para a cultura de feijão 2ª safra
Evelin Cáceres -
Mapa

O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) aprovou nesta quarta-feira (21) o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de 2ª safra no Estado de Mato Grosso do Sul, ano-safra 2022/2023. A portaria com a aprovação foi divulgada no Diário Oficial da União.

Com a aprovação desta portaria, fica revogada a do ano anterior. De acordo com a nota técnica divulgada, cultivado por pequenos e grandes produtores, em diversificados sistemas de produção e em todas as regiões brasileiras, o feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) reveste-se de grande importância econômica e social.

“Pelas características de seu ciclo, é uma cultura apropriada para compor desde sistemas agrícolas intensivos, altamente tecnificados, até aqueles com menor uso tecnológico, principalmente de subsistência”.

O MAPA explica que a temperatura do ar tem grande influência na produção e produtividade do feijoeiro, pode ser considerada o elemento climático que mais exerce influência sobre a porcentagem de vingamento de vagens. As altas temperaturas do ar têm efeito prejudicial sobre o florescimento e a frutificação do feijoeiro.

No período compreendido entre a diferenciação dos botões florais até o enchimento dos , as temperaturas elevadas causam redução nos componentes de rendimento, notadamente no número de vagens por planta, devido à esterilização do grão de pólen e a consequente queda de flores.

Ainda de acordo com a nota, a taxa de abscisão de flores e vagens pequenas é uma das maiores limitações no rendimento do feijoeiro e pode atingir índices elevados quando temperaturas diurnas e noturnas forem superiores a 30°C e 25°C, respectivamente.

A ocorrência de temperaturas do ar inferiores a 12°C na fase vegetativa retarda o crescimento das plantas, quando estas ocorrem na diferenciação das estruturas reprodutivas, podem provocar a redução no número de grãos por vagem.

O rendimento do feijoeiro é também afetado pela condição hídrica do solo, sendo que a deficiência hídrica pode reduzir a produtividade em diferentes proporções, de acordo com as diferentes fases do ciclo da cultura, principalmente nos períodos de florescimento e início de formação das vagens.

Confira:

“Objetivou-se, com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático, identificar os períodos de semeadura, para o cultivo de feijão 2º no estado, em três níveis de risco: 20%, 30%, 40%.

Essa identificação foi realizada com a aplicação de um modelo de balanço hídrico da cultura. Neste modelo são consideradas as exigências hídrica e térmica, a duração das fases fenológicas, o ciclo das cultivares e a reserva útil de água dos solos, bem como os dados de precipitação pluviométrica e evapotranspiração de referência de séries com, no mínimo, 15 anos de dados diários registrados em 3.500 estações pluviométricas selecionadas no país.

Ressalta-se que por se tratar de um modelo agroclimático, parte-se do pressuposto de que não ocorrerão limitações quanto à fertilidade dos solos e danos às plantas devido à ocorrência de pragas e doenças.

Ao modelo de balanço hídrico adaptado à cultura do feijoeiro, foram incorporados os seguintes parâmetros e variáveis:

I. Temperatura do ar: Foi utilizado como limite de corte temperatura máxima do ar de 32°C e mínima de 12°C, amplitude térmica mais apropriada para um bom crescimento e desenvolvimento do feijoeiro. Foi considerado o risco de ocorrência de temperaturas muito baixas e deletérias à cultura, por meio da probabilidade de ocorrência de valores de temperaturas mínimas menores ou iguais a 3°C no abrigo meteorológico;

II. Ciclo e fases fenológicas:

Para simulação do balanço hídrico foram analisados os comportamentos das cultivares dos ciclos de 70, 80 e 90 dias; os quais foram divididos em 4 fases fenológicas: Fase I – semeadura, germinação e emergência; Fase II crescimento e desenvolvimento; Fase III – florescimento e enchimento de grãos e Fase IV – maturação.

As cultivares foram classificadas em três grupos de características homogêneas: Grupo I (n ≤ 75 dias); Grupo II (76 dias ≤ n ≤ 85 dias); e Grupo III (n>85 dias), onde n expressa o número de dias da emergência à maturação fisiológica.

III. Capacidade de Água Disponível (CAD): Foi estimada em função da profundidade efetiva das raízes e da reserva útil de água dos solos. Foram considerados os solos Tipo 1 (textura arenosa), Tipo 2 (textura média), Tipo 3 (textura argilosa), com capacidade de armazenamento de 28 mm, 44 mm e 60 mm, respectivamente, e uma profundidade efetiva média do sistema radicular de 40 cm.

IV. Índice de Satisfação das Necessidades de Água (ISNA): Foi considerado um ISNA ≥ 0,50 na Fase I – semeadura, germinação e emergência e ISNA ≥ 0,60 na Fase III – florescimento e enchimento de grãos.

Considerou-se apto para o cultivo do feijão 2ª safra, o município que apresentou, no mínimo, 20% de sua área com condições climáticas dentro dos critérios considerados”.

As tabelas com os períodos de semeadura foram divulgados no diário e estão disponíveis aqui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ifms

Com remuneração de até R$ 9 mil, IFMS abre vaga para professor substituto em Campo Grande

Candidatos de duas chapas são liberados para disputar eleições em Bandeirantes

Cidadania Italiana via judicial: ainda é possível mesmo após o Decreto Tajani

Prerrogativas pede que PGR investigue Damares Alves pelo caso da Ilha do Marajó

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

concessão morenão

Concessão de até 35 anos é alternativa para Morenão, aponta presidente de Comissão

Dólar tem leve alta com exterior em meio ao aumento das tensões geopolíticas

Últimas Notícias

Polícia

Homem tenta fugir, mas vai preso por agredir mulher em Campo Grande

Suspeito estava com dois mandados de prisão e foragido por violência doméstica

Polícia

Bombeiros realizam buscas por mulher que desapareceu no rio Ivinhema

As informações indicam que um carro foi encontrado abandonado nas imediações e pode pertencer à mulher

Cotidiano

Com itens a partir de R$ 2, feira de brechós acontece neste sábado no Parque Tarsila 

Evento será das 8h às 16h, na Vila Nova, em Campo Grande

Política

Audiência cobra reabertura parcial do Morenão enquanto aguarda decisão sobre concessão

Reunião em 1º de setembro deve debater entraves da concessão