Pular para o conteúdo
Transparência

‘Vícios de formalidade’: Liminar suspende cassação do prefeito de Ribas do Rio Pardo

Decisão é do juiz juiz Idail de Toni Filho, da Vara Única daquela comarca
Renan Nucci -
Decisão suspendeu cassação de João Alfredo Danieze, prefeito de Ribas
Decisão suspendeu cassação de João Alfredo Danieze, prefeito de Ribas

O juiz Idail de Toni Filho, da Vara Única de , deferiu para suspender o processo de cassação do prefeito João Alfredo Danieze (Psol), que tramita na Municipal. Em sua decisão, o magistrado entendeu haver vícios de formalidade que poderiam causar prejuízos à legitimidade do procedimento e até mesmo anulá-lo.

Cassação do prefeito de Ribas do Rio Pardo

O vereador Álvaro Andrade dos Santos encaminhou denúncia à Câmara Municipal alegando irregularidades cometidas pelo município na execução de um contrato com a empresa Tec Faz Soluções em Projetos Hidráulicos Rurais e Transporte Ltda. O assunto foi levado à votação e foi criada uma comissão processante para apurar os fatos.

Durante sessão no dia 3 de março, a maioria dos vereadores se manifestou pelo recebimento da denúncia e pela formação da comissão que, após sorteio, ficou composta pelo vereador Isaac Bernardo como presidente, Rosenir Pereira como relatora e Sidnei Fontebassi Ferreira como membro. O prefeito então apresentou sua defesa prévia.

Ele pediu a reabertura de prazo, a nulidade do recebimento da denúncia diante da ausência de convocação do suplente do vereador denunciante e a suspeição dos vereadores Gomes de Oliveira e Edervânia dos Santos. Além disso, pediu ainda a anulação da formação da comissão processante e disse não haver fatos para levar o caso adiante.

Os pedidos foram analisados e, no último dia 6 de abril, foi realizada uma nova sessão, oportunidade em que a relatora da comissão opinou pelo arquivamento da denúncia, contudo, o parecer prévio foi rejeitado pelos demais integrantes que deliberaram pelo prosseguimento da cassação. Por este motivo, o prefeito ingressou com pedido de liminar.

Liminar

A defesa de Danieze argumentou ao juiz que a Câmara Municipal deixou de convocar o suplente do vereador que fez a denúncia, uma vez que este estava impedido de votar sobre a denúncia. Consta ainda que o presidente da Casa não poderia votar pelo recebimento da denúncia, não estando presentes as hipóteses que permitiriam o seu voto. 

Alegou que os vereadores Tiago Gomes e Edervânia são suspeitos para exercerem suas atribuições no referido processo de cassação, bem como alega nulidade da constituição da comissão processante. Ao avaliar o pedido, o juiz entendeu haver indícios de irregularidades que poderiam prejudicar o julgamento da cassação, motivo pelo qual deferiu a liminar.

“Observa-se, então, que a multicitada ata, além de não constar em seu bojo ressalva quanto à participação do vereador denunciante sobre o recebimento da denúncia, não trouxe informação de que o Presidente da Câmara Municipal tenha convocado o suplente do vereador impedido para votar o recebimento ou não da denúncia”, afirmou o juiz.

“Assim, se o Poder Legislativo Municipal entender pela existência de indícios de infração político-administrativa hábil a cassar o mandato de um prefeito, deverá fazê-lo com observância ao princípio do devido processo legal, inclusive atentando para a formalidade do procedimento”, disse ele na sentença que suspendeu o processo de cassação.

O que diz a defesa

André Borges, advogado de defesa do prefeito de Ribas

O prefeito foi representado pelos advogados André Borges e Julicezar Barbosa. “A liminar revela a pronta atuação do Judiciário, corrigindo mais uma descabida tentativa de causar instabilidade política e administrativa  numa cidade que está no momento mais importante  de sua história, com instalação de indústria de celulose e variados novos negócios, gerando trabalho, renda e impostos; alguns vereadores, porém, preocupados só com interesses políticos menores, jogam contra, lamentavelmente; espera-se que doravante a paz e a tranquilidade,  exigidas pelos riopardenses, voltem a reinar”, disse André Borges.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime