Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça condena 11 ex-funcionários por falsificar atestados médicos em MS, mas crimes prescrevem

Juíza declarou extinta a punibilidade dos réus, que saíram impunes
Renan Nucci -
Tribunal do Júri em Campo Grande

A juíza Eucélia Moreira Cassal, da 3ª Vara Criminal de , condenou 11 ex-funcionários de uma empresa de transporte aéreo pelo uso de atestados falsos com objetivo de abono das faltas no trabalho. No entanto, apesar da sentença, o grupo não será punido, uma vez que os crimes prescreveram. 

Consta nos autos que a empresa desconfiou dos atestados apresentados pelos trabalhadores entre os anos de 2011 e 2012, motivo pelo qual decidiu averiguá-los. Isso ocorreu porque a ilegalidade era visível em um dos documentos. A partir deste, todos então foram submetidos a uma revisão. 

Ao comunicar a (Secretaria Municipal de Saúde) em busca de informações, a fim de esclarecimentos, a empresa constatou as irregularidades, uma vez que boa parte dos médicos que assinavam os atestados sequer faziam parte do quadro de servidores do município.

Neste sentido, até o CRM (Conselho Regional de Medicina) foi acionado e corroborou para comprovar as fraudes. Os trabalhadores foram demitidos e foi instaurado inquérito policial para apurar o caso. Foi descoberto que os investigados pagavam em média de R$ 10 a R$ 40 por cada atestado, que era fornecido por um dos colegas.

De acordo com o relatório da sentença apresentado pela juíza, as falsificações, apesar de amadoras, poderiam convencer pela aparência. “Não há que se falar em ausência de potencialidade delitiva ou falsidade grosseira, posto que os documentos se mostram aptos a enganar o homem médio”, explicou.

Assim, a magistrada julgou procedente o pedido para condenar os réus a penas de dois a três anos, inicialmente em regime aberto. Contudo, os crimes prescreveram e não haverá punição. 

“Com o trânsito em julgado para a acusação, desde já reconheço a prescrição da pretensão punitiva retroativa, já que entre a data do recebimento da denúncia (02/05/2016) e a data da sentença, decorreu prazo superior àquele previsto no artigo 109, inciso V, do Código Penal e julgo extinta a punibilidade dos condenados”, decidiu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Dourados realiza nova captação de órgãos no Hospital da Vida para transplantes em MS

Últimas Notícias

Polícia

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

A vítima foi encontrada já sem vida na manhã deste sábado

Polícia

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Além das ameaças, a mulher teve roupas e calçados queimados pelo homem

Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas

Cotidiano

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Especialistas estarão à disposição para fornecer dicas de cultivo e informações sobre as características de cada espécie